ATPS FHTMSS Thiago

1919 palavras 8 páginas
Universidade Anhanguera – Uniderp
São Paulo – Brigadeiro
Serviço Social

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS
DO SERVIÇO SOCIAL II

Professora Maria Elaine Cristina Vaz Vaes Gomes

Adriana Corbas

RA - 7982699283

Cristiane Valete Pires

RA - 6751369840

Elisangela Gomes

RA - 7376577672

Maria Aparecida Alves da Silva

RA - 6766356460

Silvana Daniele

RA - 6570976269

Thiago Ribeiro do Carmo

RA - 7121524240

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Tutora: Profª Lílian de Moura

São Paulo, 01 de abril de 2014.

RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL:
UM MOVIMENTO EM QUESTÃO
O serviço social surgiu no Brasil por meio da Igreja Católica, as ações do Assistente social eram práticas de caridade executadas por senhoras da classe media. Com o surgimento da Industrialização no país, surgem então a Questão Social que exige um profissional técnicooperativo.
Para preparar profissional técnico operativo, surgiram as universidades, profissionais buscaram especialização fora do país e adotaram o modelo Norte Americano, introduziram nos currículos do Serviço social modelos teóricos metodológicos de caso, de grupo, organização social da comunidade, Serviço Social da comunidade e desenvolvimento da comunidade; mas não abandonam o pensamento neotomista, ou seja a filosofia cristã, esta permeava o fazer do Assistente social.
A metodologia do desenvolvimento revela uma realidade subdesenvolvida da população: baixos índices de renda, de escolaridade, de saúde e de saneamento básico. Surge a partir de então a crítica ao Serviço Social tradicional, e fica claro aos profissionais da
Assistência Social que a metodologia americana não atende as necessidades da realidade brasileira. O Serviço Social é levado a repensar a prática da profissional.
Em busca da ruptura com o Serviço Social tradicional, em 1964 acontece a primeira manifestação grupal de crítica ao Serviço Social tradicional e ensaio de reconceituação
(docentes e profissionais posicionam os métodos de intervenção

Relacionados