Atps físico-química etapá 1 passo 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia

Em 1928, um proprietário de laboratório farmacêutico norte-americano, visitou uma edição de um jornal e observou que os funcionários não estavam doentes devido um surto degripe que atingiram a população, pois utilizavam uma mistura de analgésico /acido nítrico e bicarbonato de sódio, começou então o estudo para melhorar esta formula, após 3 anos de pesquisa os químicosdesenvolveram o primeiro comprimido efervescente, deste então sua formula vem sendo aprimorada.
Comprimidos efervescentes são concebidos para darem rapidamente origem a uma solução, com liberação dedióxido de carbono. Normalmente, estes comprimidos são preparados por compressão das substâncias ativas com misturas de ácidos orgânicos (ex. ácido cítrico ou ácido tartárico) e bicarbonato de sódio.Quando um comprimido é colocado em um copo com água inicia-se uma reação química entre o ácido e o bicarbonato de sódio para formar um sal de sódio do ácido, dióxido de carbono e água.
Em princípio,qualquer ácido sozinho junto ao bicarbonato poderia produzir a efervescência, como ácido ascórbico, ácido cítrico, ácido málico, ácido fumárico ou ácido tartárico, porém normalmente utiliza-se umamistura de 1:2 de ácido cítrico e tartárico. Essa mistura oferece uma efervescência consistente e de evolução controlada.
A razão pela qual se usa uma mistura de ácidos é simples: as partículas de ácidocítrico são relativamente mais duras e densas que as partículas de ácido tartárico. Por esse motivo, ao serem adicionadas à água, as partículas de ácido cítrico tendem a ir para o fundo dorecipiente, produzindo borbulhas que se propagam do fundo para a superfície, dissolvendo se de modo mais lento e produzindo uma efervescência mais lenta e controlada. Já as partículas de ácido tartárico tendema ficar mais na superfície, reagindo rapidamente, produzindo uma efervescência rápida e intensa. Estes dois efeitos combinados proporcionam uma mistura homogênea do fármaco. Para que haja uma reação...
tracking img