Atps física i - etapas i e ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto Engenharia Mecânica Física I

Atividades Práticas Supervisionadas

Ribeirão Preto, Agosto, 2011

ETAPA 1
Aula-tema: Medição e Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado

Esta etapa é importante para que você aprenda a fazer conversões de unidades, pois a coerência entre os sistemas de unidades envolvidas é necessária para garantir osucesso na solução da situação problema. No Passo 3, através da leitura do texto, você compreenderá a importância científica, tecnológica e social para o Brasil desse importante projeto. Destacamos também que nessa etapa é importante que você estude e compreenda o conceito de velocidade média. Uma técnica eficiente para a solução de qualquer problema parte de um sólido entendimento do conceito eposteriormente a aplicação correta da expressão matemática adequada. Para realizá-la, execute os passos a seguir:

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Realize a conversão da altura máxima 300 km (apogeu) baseado nas informações acima para a unidade pés (Consulte uma tabela para fazer essa conversão). Resposta: Segundo tabelas 1 Km equivale a 3,048 pés. Assim temos: 3,048 x 300 = 914,4 pés R: 300 Km equivalem a914,4 pés.

Passo 2 (Equipe) Segundo informações do projeto amerissagem na água (pouso). Será a 100 km da cidade de Parnaíba. Faça a conversão da distancia para milhas náuticas.

Resposta: Segundo tabelas de conversões internationais 1 milha náutica equivale a 1852 metros (1,852 Km). Assim temos: 100 Km _______ x 1,852 Km _______ 1 milha náutica 1,852 Km . x = 100 km. Milha Náutica X = 100 /1,852 = 53,99 milhas náuticas R: 100 Km equivalem a aproximadamente 54 milhas náuticas.

Passo 3 (Equipe) Faça uma leitura do texto apresentado em: http://www.defesabr.com/Tecno/tecno_SARA.htm - acesso em 20 de dezembro de 2009

Resposta: Segue texto abaixo para devida leitura

Tecnologia O PROJETO SARA E OS HIPERSÔNICOS

Um dos objetivos do Projeto Sara é o desenvolvimento de tecnologiaspara a criação de aeronaves e veículos hipersônicos, capazes de viajar com velocidade várias vezes superior à velocidade do som. (Arte IAE)

O DEFESA BR é uma SIMULAÇÃO de tudo que o Brasil poderia fazer para manter a soberania sobre suas riquezas das Amazônias Verde e Azul com um conservador Orçamento de Defesa de 1 % do PIB. INTRODUÇÃO O PROJETO SARA objetiva termos uma plataforma orbital paraa realização de experimentos em ambiente de microgravidade. Mas ainda visa desenvolver estruturas que possam suportar o severo ambiente de reentrada na atmosfera terrestre sem serem destruídos pelo calor. No futuro, o SARA pretende ser uma plataforma industrial orbital para a qualificação de componentes, materiais especiais e equipamentos espaciais. O objetivo a longo prazo é avançar para a novageração de veículos de reentrada e para as AERONAVES HIPERSÔNICAS. É por isso que ele trabalha em sinergia com o projeto do veículo hipersônico 14-X. Realmente, pode parecer mesmo um projeto pequeno, mas é muito complexo. PROJETO SARA Imagine um laboratório espacial reutilizável para realizar experiências em um ambiente de gravidade reduzida (microgravidade), que sirva para desenvolver tecnologiasde aviões hipersônicos e que seja inteiramente feito no Brasil, por técnicos brasileiros. Este é o projeto SARA – Satélite de Reentrada Atmosférica – um satélite de pesquisas que está em desenvolvimento no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP). O SARA tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma orbital para a realização de experimentos em ambiente demicrogravidade, destinada a operar em órbita baixa, a cerca de 300 km de altitude, por um período máximo de dez dias. No futuro, o equipamento abrirá novas possibilidades na realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento nas mais diversas áreas e especialidades, tais como biologia, biotecnologia, medicina, materiais, combustão e fármacos, entre outros. VEÍCULOS HIPERSÔNICOS Outro objetivo do...
tracking img