ATPS EUC O LUDICA

1451 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO NOVA ANDRADINA
PEDAGOGIA 4
EDUCAÇÃO LÚDICA
Maria Alice Modesto de Souza Baldasso – Ra:425293
Rosa Helena Pontes Salomão – Ra: 415328
Silvana Cordeiro - Ra: 421737
Zoraide Corrêa de Assis Morais – Ra: 422045

BRINCAR NO COTIDIANO ESCOLAR, ENVOLVENDO
BRINCADEIRAS DE FAZ DE CONTA, TRADICIONAIS, DE CONSTRUÇÃO E
DE REGRAS
Profª:Ma Adriana Rodrigues da Silva
Nova Andradina
06 / 11 /2014

Introdução

A atividade lúdica é importante porque desenvolve na criança a atenção, memorização, imaginação, enfim, todos os aspectos básicos para o processo da aprendizagem . No decorrer deste trabalho veremos que o brincar na Educação Infantil é de extrema necessidade para o desenvolvimento da criança.
A visão do lúdico como estratégia capaz colaborar no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil, tem sido muito discutida e trazida aos poucos para os ambientes escolares, por ser a brincadeira é um dos universos da criança. Mesmo com todos os estudos que tratam da eficácia do uso de jogos nos ambientes escolares, ainda existe resistência por parte de alguns educadores descrentes na possibilidade de unir a brincadeira ao conteúdo pedagógico. Para estes profissionais brincar e aprender são duas instâncias distintas que não devem ser utilizadas simultaneamente. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.

O BRINCAR

Ao analisarmos a pintura de Pieter Bruegel, podemos identificar algumas da enorme quantidade de jogos e brincadeiras ali representadas como: o bambolê, pula-cela, escravos de jó, bilboquê, balança caixão, cinco Marias (mais conhecido hoje como jogo de pedrinhas).

Relacionados