Atps etapa3 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 3

O profissional Departamento Pessoal na evolução histórica do RH e seu perfil atual.
Para evolução do Departamento Pessoal, em Rh estratégico, vamos apresentar o principal ponto deste desenvolvimento abordado em quatro fases.
Fase 1 - Gestão de Pessoas como Departamento De Pessoal
No "Estudo de Tempos e Movimentos", de F.W. Taylor (1856-1915) que analisava os movimentos e o tempoque os empregados levavam para realizar suas tarefas, baseado apenas no rendimento, o qual tornou desumano o trabalho, mecanizando o homem, fez com que tivesse o mérito de indicar o caminho do desenvolvimento da área de Recursos Humanos.
Competências comportamentais: sinônimo de mudanças
Esse é o caso da empresa Desejos Moda Intimaque tem instituída em sua Gestão de Pessoas, que constantementerealiza atividades que visam o desenvolvimento de competências comportamentais. De acordo comNoeliStoll, psicóloga e responsável pelo setor de Recursos Humanos da empresa, esses treinamentos têm como principais objetivos facilitar o processo de comunicação, de convivência, e atendimento aos clientes internos e externos. "O trabalho que realizamos com nossos colaboradores ensina a administrar, porexemplo, os conflitos e a entender as diferenças de cada indivíduo. Os treinamentos comportamentais são ministrados para todos os nossos profissionais, sem exceção",
Motivação acompanha qualidade de vida no trabalho
Hoje, por exemplo, existem aqueles que optam por atuar em organizações que ofereçam um ambiente organizacional saudável. Afinal, não adiante estar com uma conta bancária "recheada",se a pessoa depara-se com índices de estresse que podem levá-la ao esgotamento físico e mental. O reflexo é visível também no âmbito corporativo: cada vez mais, empresas dos mais variados segmentos investem em ações para garantir que seus colaboradores consigam associar trabalho e qualidade de vida.
Identificação de talentos no ambiente organizacional
RH - A identificação de talentos tem sidouma ação constante das organizações, dos gestores e da área de Recursos Humanos. O reconhecimento de um profissional que faça o diferencial para o negócio pode começar já no processo seletivo?
Bárbara Will - Sim. Durante o processo seletivo pode-se identificar as características e as habilidades que um profissional apresenta e que poderão agregar para a empresa. Para isso, é importante que oselecionador tenha claro o que a empresa busca, o momento pelo qual a organização esta passando, seus objetivos e sua cultura. Dessa forma, ele poderá identificar se o profissional apresenta as características que se adéquam àquela organização e, de fato, aplicar seu talento, alinhando objetivos pessoais e profissionais do candidato aos objetivos da organização.
Tele trabalho: futuro ou ameaça para oprofissional?
Os benefícios que a tecnologia trouxe para a humanidade são inúmeros. Regularmente vemos cientistas conquistarem avanços significativos na medicina e hoje, é possível antecipar as chances de prognósticos que uma pessoa tem em contrair uma determinada doença no futuro e, dessa forma, já adotar ações profiláticas. No campo organizacional, observamos que as barreiras geográficas sãoforam vencidas e em poucos segundos, profissionais de todo os cantos do planeta trocam informações e se atualizam com assuntos relevantes em suas áreas de atuação. Dentro desse contexto, surge o teletrabalho e que significa levar o trabalho até o profissional, através da tecnologia.
- Gestão de Pessoas como Gestão do Comportamento Humano
Nos anos de 60 e 70, predominou a escola de relaçõeshumanas, onde reconheceu a importância de levar o gerente de linha a exercer adequadamente seu papel constituindo a principal preocupação, da então, área de Recursos Humanos.
Motivação sob o caminho da criação.
É importante destacar que o desenvolvimento da organização está estritamente ligado ao desenvolvimento das pessoas. E a motivação é um caminho para o desenvolvimento. Assim, surge a pergunta:...
tracking img