ATPS ETAPA 2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

1135 palavras 5 páginas
Resumo
O risco e retorno associados a qualquer tipo de investimento são duas faces da mesma moeda. Quanto mais “apetite” por rentabilidades elevadas tiver, maior será o nível de risco que terá de aceitar.
Tanto o investidor como o especulador tem de lidar constantemente com a necessidade de equilíbrio entre risco e retorno. Como regra geral, quanto maior risco associado a um investimento, maior será o retorno que se pode conseguir, existem outros fatores a ter em conta para determinar o grau de risco em relação ao retorno oferecido.
Iremos analisar neste trabalho como algumas ferramentas importantes na administração financeira auxiliam para aferir o risco e retorno de investimentos.

Sumário

1. Introdução 5
2. Objetivo 6
3. Etapa 2 – Risco e Retorno 7
4. Referência Bibliográfica 10

Introdução

Risco e retorno são variáveis básicas da tomada de decisão de investimentos. Genericamente, o risco é uma medida de volatilidade ou incerteza dos retornos, e retorno é a expectativa de receitas de qualquer investimento. Para GITMAN (1998), risco é a possibilidade de prejuízo financeiro, e o retorno medido como o total de ganhos ou prejuízos dos proprietários decorrentes de um investimento durante um determinado período de tempo.
Na prática, as decisões financeiras não são tomadas em ambiente de total certeza com relação a seus resultados. Em verdade, por estarem essas decisões fundamentalmente voltadas para o futuro, é imprescindível que se introduza a variável incerteza como um dos mais significativos aspectos do estudo das operações do mercado financeiro. Toda vez que a incerteza associada à verificação de determinado evento possa ser quantificada por meio de uma distribuição de probabilidades dos diversos resultados previstos, diz-se que a decisão está sendo tomada sob uma situação de risco. Dessa maneira, o risco pode ser entendido pela capacidade de se mensurar o estado de incerteza de

Relacionados

  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas