ATPS Etapa 1eletricidade

2015 palavras 9 páginas
ATPS de eletricidade aplicada

Etapa 1
Aula tema- Indutores
Passo 1

Assistir ao vídeo no you tube, que trata-se de o “Mago da Física- Freio eletromagnético (Leis de Faraday e Lenz)”.Que foi abordado de forma criativa os conceitos das leis de Lenz e Faraday para este passo.

Passo 2 Resumo sobre o principio físico da lei de Lenz e Faraday.

1- Introdução Teórica:

Lei de Faraday

Quando o condutor é um circuito fechado, como no caso de uma espira que se movimenta no interior de um campo magnético, teremos o surgimento de uma corrente elétrica nesse condutor. Essa corrente é denominada corrente induzida.
Faraday introduziu o conceito de Fluxo de Indução ou Fluxo Magnético: imagine as linhas de campo magnético atravessando a área A de uma superfície. Ao aumentarmos o número de linhas que atravessam essa superfície, aumentaremos o fluxo de indução. Obviamente, ao diminuirmos o número de linhas também diminuiremos o fluxo de indução.
A variação do campo magnético - e a conseqüente variação no fluxo de indução numa espira - podem ser obtidas variando-se: (a) a área abraçada pela espira, (b) a intensidade do campo magnético (que pode ser obtida aproximando-se ou afastando-se o ímã em relação à espira) ou (c) a inclinação da espira em relação às linhas de campo magnético que a atravessam.
A lei de indução de Faraday afirma que a corrente elétrica induzida na espira é devida à variação do fluxo magnético que ocorre através da espira.
Podemos representar matematicamente essa lei da seguinte forma:
, onde representa o fluxo das linhas de campo magnético através de uma superfície; representa a intensidade do campo magnético; representa a área da superfície atravessada pelas linhas de campo magnético; e o ângulo formado entre a normal à superfície atravessada e as linhas de campo.
Essa relação matemática nos mostra que, quando as linhas de campo forem paralelas à espira, o fluxo será nulo, já que nesse caso (as linhas de campo são perpendiculares à normal ao plano

Relacionados