Atps - etapa 1 estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA Nº 1

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA

Estatística pode-se dizer que é a ciência ou conjunto de técnicas e métodos que tem como finalidade coletar, organizar, analisar e interpretar dados, a fimde permitir o controle e o estudo adequado para que possamos lidar racionalmente com situações sujeitas a incertezas.
Ciência relativamente recente, porém que remonta à antiguidade, onde osgovernantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes às populações, poderio militar, variáveis econômicas, difusão de doenças, etc. Este conhecimento chega aos nossos dias com a mesmafinalidade, porém com fins mais amplos, onde os dados estatísticos são classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informações acessíveis a pesquisadores,cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades.
Existem dois tipos de conjunto de dados que são usados para estudar a estatística,são chamados: populações e amostras. Onde população, é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse; e uma amostra é um subconjunto de uma população. Umadescrição numérica de uma característica de população, damos o nome de parâmetro; e para amostra chamamos de estatística.
Podemos dividir o estudo da estatística em dois ramos principais:
• Aestatística descritiva: que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.
• A estatística inferencial: que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra, que tem porferramenta básica a probabilidade.
Quanto aos dados, são classificados em:
• Dados qualitativos: que consistem em atributos, classificações ou registros não numéricos.
• Dados quantitativos: queconsistem em medidas ou contagens numéricas.
Outra característica dos dados é o seu nível de medida; que determinam quais são os cálculos estatísticos mais expressivos, estes são divididos em quatro:...
tracking img