Atps - estátistica etapa 1a5

2977 palavras 12 páginas
ETAPA 1
PASSO 2:
Conceitos Gerais de Estatística
Estatística deriva da palavra status, que significa estado. Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar e interpretar dados a fim de tomar decisões.
Variáveis: variável é o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. Elas são divididas em qualitativas: os valores da variável são expressos por atributos (sexo, cor da pele, cor do cabelo, etc...); e quantitativas: seus valores são expressos em números (salários, idades, etc...). As variáveis quantitativas são classificadas como contínua: seu valor pode ser qualquer número real, e discreta: seu valor pode ser apenas um número inteiro.
Ex: O número de idosos (N) de um asilo. N € {0, 1, 2, 3, 4,...} N = Variável quantitativa contínua
Ex: A altura (H) de uma pessoa em metros. H € {1,54; 1,67 1,60;...} H = Variável quantitativa discreta
Dados: são informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas. Os dados estão divididos em dois tipos de conjunto: população que é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse; e amostra que é o subconjunto de uma população. Parâmetro é descrição numérica de uma característica da população, enquanto a estatística é a descrição numérica de uma característica da amostra. Estatística descritiva trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados, já a estatística inferencial trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra.
PASSO 3:
Resolver os exercícios propostos
1. Como uma amostra está relaciona a uma população?
Ela é uma parte da população, e através dela pode-se analisar uma população.
2. Por que uma amostra é freqüentemente mais usada do que uma população?
Porque o seu tamanho e valor são menores e mais fáceis de serem calculados, e através desses dados pode-se estender a população.
Verdadeiro ou falso nos exercícios de 3-8.
3. Uma estatística é uma medida que descreve uma característica populacional. (F)

Relacionados

  • LUIS EDUARDO VALENTE
    18017 palavras | 73 páginas
  • Livro RECOS Avaliao Ambiental
    95449 palavras | 382 páginas