Atps estrutura e organização da educação brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1961 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA





ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

A ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL



Conie Sudré Carnauba RA: 4301787414
Edna Santos Costa RA: 3873770046Ester Rosa da Silva RA: 3830711913
Nataniel Silva Correa RA: 4311721668
Renata Aparecida Colombo de Lima RA: 3822682387
Rosângela Cássia de Andrade Fonseca RA: 4523863308




AtividadePrática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação do professor-tutor à distância Adalgisa Bergamin Diples.



CAMPINAS - 2012
Resumo

Este trabalho tem como objetivo demonstrar a divisão do ensino brasileiro de acordo com a lei de Diretrizes e Bases n° 9394/96 vinculando as regrasgerais da Constituição Federal de 1988. Busca informar como é feita a divisão do ensino e a quem compete administrar cada uma delas. Por meio deste artigo se tem a possibilidade de entender como é feita a divisão, quais são os órgãos responsáveis pela administração, a quem se destinam, quais as carências, quais os pontos a serem a serem desenvolvidos. Proporciona ao leitor um texto informativo quese refere ao Sistema de Ensino no Brasil.

Abstract

This work aims to demonstrate the division of the Brazilian education in accordance with the Guidelines and Framework Law No. 9394/96 linking the general rules of the Federal Constitution of 1988. Seeks to inform how is the division of education and who should administer each. Through this article has the ability to understandhow the division is made, what are the organs responsible for the administration, the intended audience, which lacks, which points are to be develop. Provides the reader with an informative text that refers to be Educational System in Brazil.






Introdução

O ensino brasileiro está organizado e estruturado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (9394/96), e também estávinculado as regras gerais da Constituição Federal de 1988. De acordo com a LDB, a estrutura da educação brasileira é formada pela educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), e educação superior. Segundo a LDB, a União, Estados, Distrito Federal e Municípios deverão se organizar em regime de colaboração seus respectivos sistemas de ensino.A Estrutura do Sistema de Ensino no Brasil

Na pesquisa da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (no título V – dos níveis da modalidade da educação e ensino – capitulo I, II e III), deixa claro que a LDB é a única saída para a educação brasileira emitindo regras, para que a sociedade compreenda e tenha um aproveitamento futuro, e também conhecer omeio em que vive. A LDB é formada pelos governos e repassada as escolas estaduais, municipais e particulares, assim as responsabilidades ficam nas mãos dos professores, é por isso que a LDB se torna uma só lei no Brasil, lei federal, estadual, municipal e particular, são todas controladas por ela, e dentro dela formam um conjunto de níveis de ensino tendo como base a lei 9394/96, onde é formada aeducação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), e superior, tendo suas modalidades a educação especial, educação de jovens e adultos (EJA), educação para indígenas, ensino a distância (EAD), técnico e outros.
A União se responsabiliza pelo sistema federal e dos territórios financiando as instituições de ensino públicos federais, tendo a função de estimular a...
tracking img