Atps - estrutura e analise das demonstrações financeiras - rsumo romi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO EMPRESA ROMI

Segundo CPC 03, (pag. 216), Quando uma empresa utiliza sua demonstração de fluxo de caixa em conjunto com as demais demonstrações contábeis se torna possível visualizar as mudanças ocorridas nos ativos líquidos, sua estrutura financeira que envolve sua liquidez e solvência, e capacidade para alteração dos valores do fluxo de caixa.
As informações de Fluxo de caixasão essenciais para que a entidade possa avaliar sua capacidade na geração de recursos, e também possibilita um melhor desempenho na comparação dos relatórios de desempenho operacional para entidades diferentes onde reduz os efeitos dos tratamentos contábeis.
As informações históricas de fluxo de caixa permite aos gestores verificar a exatidão das avaliações feitas, no passado, dos fluxos de caixafuturos, e também para examinar a relação entre a lucratividade e os fluxos de caixa líquidos, contudo o impacto das variações de preço.
É possível observar que a empresa se enquadra se enquadra no CPC 03 - Demonstração do fluxo de caixa, uma vez que, a entidade apresenta seus fluxo de caixa decorrentes das atividades operacionais, de investimento e de financiamento de forma adequada e porpossuir as características acima citadas.
De acordo com a análise dos índices econômicos e financeiro da empresa Romi em 2007 e 2008, assim como as análises verticais e horizontais que envolvem o balanço e a DRE apresentamos a seguir o relatório final que conclui sobre a evolução financeira da entidade no decorrer do período citado.
Apresentação e elaboração das demonstrações financeiras foram preparadas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, contemplando todas as modificações nas práticas contábeis introduzidas pela Lei nº 11.638/07, e regulamentadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC e pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM.
Antes de iniciarmos o relatório há algumas informações das quais devem ser divulgadas, pois as mesmas explicam algumasquedas expressivas da empresa ROMI no período de 2007 para 2008, que pode ser justificado através da crise de 2008 que devastou o mercado e acabou gerando prejuízos em muitas empresas não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Até mesmo nos dias de hoje podemos sentir esse efeito que têm se afastado conforme os anos e novos métodos que são implantados, portanto, é necessário não só checar osnúmeros, mas sim o contexto em que a empresa encontrava-se naquela época e a importância que a crise teve sobre o resultado da mesma, são fatores externos que influenciam de maneira positiva e negativa dentro da empresa, neste caso sabemos que a influencia foi totalmente negativa. Iremos citar índice a índice e suas respectivas explicações, como podem ser observadas abaixo:
Começando com os índices deCapital de terceiro que no ano de 2007 a empresa apresentou um índice percentual de 54% , já em 2008 apresentou 59% o que demonstra que a empresa aumentou a sua dependência de capital/recursos de terceiros, ou seja, seu capital de terceiros esta financiando seu ativo mais do que no ano anterior.
A composição de endividamento mostra que sua divida em curto prazo no ano de 2007 apresentou 43% e noano de 2008 o percentual de 42% dessa forma, observamos que sua divida a curto prazo sofreu uma queda, o que nos mostra uma melhora nos saldos, pois quanto menos este índice melhor o nosso resultado, mas é necessário destacar que este índice deve permanecer em queda, uma vez que, a empresa necessita de caixa para liquidação de seu passivo.
O grau de imobilização do Patrimônio liquido mostra em2007 um índice de 127%, já em 2008 um percentual de 114%, o que demonstra que a empresa teve uma maior dependência da ação de terceiros para a manutenção de seus negócios, o que indica uma mudança política que direciona recursos para seu ativo circulante, e financiando com recursos próprios as operações que envolvem capital de giro.
O grau de imobilização dos recursos não correntes indica um...
tracking img