Atps estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTATÍSTICA

ETAPA N° 1  HISTÓRICO

Segundo definições de matemáticos, estatística é a parte da matemática que investiga os processos de obtenção, organização e analise de dados sobre uma população ou sobre uma coleção de seres quaisquer, e os métodos de tirar conclusões ou fazer ilações ou predições com base nestes dados. Porem mais importante que defini-la é poder identificar suaimportância e o aumento de sua utilização. Na leitura de um jornal, por exemplo, ao percorrer assuntos como economia, política, esporte, cultura, saúde e educação percebemos a utilização de estudos estatísticos como uma ferramenta para melhor esclarecimento do leitor. Hoje o uso de dados estatísticos remonta os censos realizados na antiga Babilônia, no Egito e posteriormente no Império Romano, quando eramlevantados dados acerca de assuntos relativos ao Estado tais como nascimentos e mortes. A estatística esta ligada a vários ramos da atividade humana. O seu estudo e aperfeiçoamento também foram impulsionados por essas atividades, como é o caso da Biologia, e em particular da Genética. Estudo de pesquisadores como os britânicos Karl Person (1857-1936), o professor de eugenia da Universidade deLondres, e Ronald A. Fisher (1890-1962), não foram únicos a darem sua contribuição ao desenvolvimento da estatística, pois além de deixarem valiosas contribuições valiosas como geneticistas, desenvolverão paralelamente alguns trabalhos em estatística.



CONCEITO

Para realizar um estudo sobre um conjunto de objetos, indivíduos ou de ocorrências podemos considerar todo o conjunto (população), ouparte deste conjunto (amostra), não é preciso analisar todos os seus elementos, basta uma parte que lhe seja representativa. As conclusões que obtemos sobre esta parte (amostra), são por analogia, extensivas ao todo (população).  DEFINIÇÕES Estatística: é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. Dados: os dados consistem em informaçõesprovenientes de observações, contagens, medidas ou respostas. População: é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagem que são de interesse.

Amostra: subconjunto de uma população. Parâmetro: é uma descrição numérica de uma característica da população. Estatística: é uma descrição numérica de uma característica da amostra. Estatística descritiva: é o ramo que trata daorganização, do consumo e da organização dos dados. Estatística inferencial: é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.  ESTATISTICA E O MEIO PROFISSIONAL A continuidade de existência na Terra, não seria possível sem a tomada de decisões, tomar a decisão correta é de suma importância,pois este é um fator essencial para obter resultados positivos ou negativos. O temor de errar, de tomar decisões erradas e obter resultados indesejados, faz com que busquemos uma orientação que possa nos nortear para o caminho do sucesso. Por isso baseando-se em atitudes ou em decisões dos outros indivíduos que compõem a sociedade e que de alguma forma apresentem uma característica em comum, gerauma segurança psicológica na hora de tomar uma decisão. Portanto mesmo que as estatísticas gerem fatos empíricos, auxilia consideravelmente nas diversas decisões que fazem a humanidade evoluir; seja na vida pessoal profissional ou em assuntos de interesse coletivo. Em Engenharia, a estatística influencia desde a tomada de decisão do ramo de seguimento até a busca pelo aperfeiçoamento, que gerebenefícios e lucro a curto e longo prazo. A aplicação que mais vivencio é na área da qualidade, onde sem o uso da ferramenta estatística seria inviável, prosseguir com os ciclos que resultam em melhoria continua, por exemplo.  EXERCICIOS SUGERIDOS 1.1 1) Uma amostra é um subconjunto de uma população. 2) Porque a menos que uma população seja pequena, geralmente é impraticável obter todos os seus...
tracking img