Atps estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Quando falamos de estatística é comum pensar isso se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas econômicas ou esportivas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas, etc., ou quando muito associam a estatística à previsão de resultados eleitorais. A estatística não se limita apenas a compilar tabelas de dados e os ilustrar com gráficos.
NaAntiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas de riquezas, cobravam impostos e faziam inquéritos quantitativos por processos que, hoje, denominaríamos de estatística.
Na Idade Média colhiam-se informações geralmente com finalidades tributárias ou bélicas.
Com o passar do tempo, as tabelas tornaram-se mais completas, surgiram os gráficose o cálculo das probabilidades, e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo, partindo da observação de partes desse todo.
Desta forma, utilizando a estatística podemos planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada dedecisões razoáveis.
Sir Ronald Fisher (1890-1962), em seus trabalhos, iniciou a estatística como método científico.
Segundo Ron Larson (2008) “Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões”.

Podemos dividir este estudo em dois ramos principais: a estatística descritiva e a inferência estatística.
A estatística descritivatrata da coleta, da organização e a descrição dos dados. Já a inferência estatística baseia-se na teoria das probabilidades, do estudo dos dados, da análise e a interpretação desses dados.

FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO

Coleta de dados – Pode ser direta ou indireta. A coleta direta é baseada sobre elementos informativos de registro obrigatório e pode ser classificada em: contínua, periódica eocasional. A coleta indireta é deduzida de elementos conhecidos e/ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados com o que esta sendo estudado, como por exemplo, a pesquisa sobre a mortalidade infantil, que é feita através de dados colhidos por uma coleta direta.
Quanto à classificação, os dados podem ser:
 Quantitativos – consistem em medidas ou contagens numéricas. Podem ser Discreta, sóassume valores inteiros, como a idade da pessoa ou Contínua que são valores quebrados, decimais, como no caso do peso.
 Qualitativos – são atributos, classificações ou registros não-numéricos

As variáveis ainda se subdividem em quatro níveis de medida: nominal, ordinal, intervalar e racional.

Crítica dos dados – Após obter os dados, eles devem ser cuidadosamente analisados em busca depossíveis falhas e imperfeições com a finalidade de evitar erros que possam influenciar mesmo sensivelmente nos resultados. Temos a crítica externa visando às causas dos erros por parte do informante, por distração ou má interpretação das questões respondidas. A crítica interna atua, na observação dos elementos originais dos dados da coleta.
Apuração de dados – É a soma e o processamento dos dadosobtidos e a disposição mediante critérios de classificação, podendo ser manual, eletromecânica ou eletrônica.
Exposição ou apresentação dos dados – Os dados devem ser apresentados de forma adequada com tabelas e gráficos, tornando mais fácil a visualização daquilo que está sendo objeto de tratamento estatístico.
Análise dos Resultados – O objetivo da Estatística é tirar conclusões sobre o todo(população) a partir de informações fornecidas por parte representativa do todo (amostra). Assim, após a Estatística Descritiva, podemos realizar uma análise dos resultados obtidos, através dos métodos da Estatística Inferencial.


População e Amostra

População é o conjunto de todos os itens (pessoas, coisas) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo segundo alguma característica....
tracking img