Atps ergonomia parte 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Quais são os principais objetivos da Ergonomia?

A ergonomia estuda os diversos fatores que influenciam no desempenho do sistema produtivo e procura reduzir as suas conseqüências sobre o trabalhador. Ela procura reduzir a fadiga , estresse, erros e acidentes proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores, durante o seu relacionamento com esse sistema produtivo. Aeficiência virá como conseqüência. Em geral, não se aceita colocar a eficiência como objetivo principal da ergonomia, porque ela, isoladamente, poderia justificar medidas que levem ao aumento dos riscos, além do sacrifício e sofrimento dos trabalhadores. Isso seria inaceitável,porque a ergonomia visa, em primeiro lugar, a saúde, segurança e satisfação do trabalhador.
Saúde - a saúde do trabalhador émantida quando as exigências do trabalho e do ambiente não ultrapassam as suas limitações energéticas e cognitivas, de modo a evitar estresses e acidentes ocupacionais.
Segurança - segurança é conseguida com os projetos do posto de trabalho, ambiente e organização do trabalho, que estejam dentro das capacidades e limitações do trabalhador, de modo a reduzir os erros, acidentes, estresse e fadiga.Satisfaça-satisfação é o resultado do atendimento das necessidades e expectativas do trabalhador. Contudo, há muitas diferenças individuais e culturais. Uma mesma situação pode ser considerada satisfatória para uns e insatisfatória para outros, dependendo das necessidades e expectativas de cada um. Os trabalhadores satisfeitos tendem a adotar comportamentos mais seguros e são mais produtivos queaqueles insatisfeitos.
Eficiência- eficiência é a conseqüência de um bom planejamento e organização do trabalho, que proporcione saúde, segurança e satisfação ao trabalhador. Ela deve ser colocada dentro de certos limites, pois o aumento indiscriminado
da eficiência pode implicar em prejuízos à saúde e segurança. Na produção industrial, há casos em que se conseguem aumentar a eficiência semcomprometer a segurança, mas isso exige investimentos em tecnologia, organização do trabalho e treinamento dos trabalhadores, para eliminar os fatores de risco.


2 Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?

Se o nascimento " oficial " da ergonomia pode ser definido com precisão, a mesma foi precedida de um longo período de gestação, que remontaà pré-história. Começou provavelmente com o primeiro homem pré-histórico que escolheu uma pedra de formato que melhor se adaptasse à forma e movimentos de sua mão, para usá-la como arma As ferramentas proporcionavam poder e facilitavam as tarefas como caçar,cortar e esmagar. Assim, a preocupação em adaptar o ambiente natural e construir objetos artificiais para atender às suas conveniências,sempre esteve presente nos seres humanos desde os tempos remotos.
Na era da produção artesanal, não-mecanizada, a preocupação em adaptar as tarefas às necessidades humanas também esteve sempre presente. Entretanto, a revolução industrial, ocorrida a partir do século XVIII, tornou mais dramático esse problema..
As primeiras fábricas surgidas não tinham nenhuma semelhança com uma fábricamoderna. Eram sujas, escuras, barulhentas e perigosas. As jornadas de trabalho chegavam a até 16 horas diárias, sem férias, em regime de semi-escravidão,imposto por empresários autoritários, que aplicavam castigos corporais. Os estudos mais sistemáticos sobre o trabalho começaram a ser realizados a partir do final do século XIX.
Nessa época surge, nos Estados Unidos, o movimento da administraçãocientífica, que ficou conhecido como taylorismo.

3 Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?

A primeira associação científica de ergonomia foi a Ergonomics Research Society, fundada na Inglaterra, no início da década de 1950. Nos Estados Unidos foi criada, em 1957, a Hurnan Factors Society.
A terceira associação surgiu na Alemanha,em 1958. A partir disso, durante as...
tracking img