Atps empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Daniel Francisco dos Santos – RA 382247 - Gestão Pública
Nilton Teodoro – RA 3368878 - Gestão Pública
Tatiana Sá Araujo – RA 351779 - Gestão Pública
Valdinei Aguiar de Oliveira – RA 368910 - Gestão Pública

EMPREENDEDORISMO

CAMPO GRANDE MS
JUNHO/ 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


Plano de Negócios apresentado como
desafio deaprendizagem da disciplina de
empreendedorismo no Curso de Gestão
Pública da Universidade para o
Desenvolvimento do Estado e da Região do
Pantanal Uniderp Anhanguera sob
orientação da Prof.(a) Ideníria Abreu de
Paula;

CAMPO GRANDE MS
JUNHO/ 2012
CONCEITO DE EMPRENDEDORISMO E DE EMPREENDEDOR

Antes de dar inicio aos trabalhos, para melhor entendermos o que será abordado nostemas a seguir daremos apenas um dos vários conceitos de Empreendedorismo e Empreendedor na visão de dois autores:
1. “O empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando o tempo e o esforço necessário, assumindo riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”. (HISRICH, 1984)2. “O empreendedor é o agente do processo de destruição criativa é o impulso fundamental que aciona e mantêm em marcha o motor capitalista, constantemente criando novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados e implacavelmente sobrepondo-se aos antigos métodos menos eficientes e mais caros.” (SHUNPETER, 1982,p.58).

INTRODUÇÃONeste trabalho estaremos demonstrando através de pesquisa a várias fontes como deve se proceder para abertura de um negócio, mas propriamente como se fazer um plano de negocio para abertura de uma sociedade no ramo de panificação, sendo que a escolha dessa atividade deveu-se à expectativa de sucesso da instalação desse empreendimento num local de excelente perspectiva de bons negócios.O objetivo perseguido, de imediato, foi à forma de estruturação da empresa em foco e especificamente, buscou-se outros conhecimentos acerca dos processos de efetivação do negócio, tais como: fases de sua constituição, métodos de comercialização de produtos e, abordagens acerca das questões administrativas, de recursos humanos e demais questões afetas à partecontábil/financeira/tributária. O problema levantado, para posterior superação, fundamentou-se em questionamento sobre quais conhecimentos são necessários para a constituição da pretendida padaria.
É necessária a Avaliação Estratégica - análise do ambiente interno (forças e fraquezas da empresa) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças do mercado).
Definição das Prioridades - identificação e definição dosprincipais focos de necessidades e objetivos da empresa, visando potencializar suas forças e minimizar ou eliminar suas fraquezas, convertendo-as em possíveis forças.
Programação das Ações - definir quem vai fazer, o que será feito, como será feito, quando será feito e quanto custará para ser realizado. 
Monitoração - acompanhar todas as etapas para garantir que seguirão o planejamento previsto eatingir o sucesso almejado.
PLANO DE NEGÓCIOS
1. CONCEITO
Pode-se considerar que um passo importante para abrir ou expandir um Empreendimento, é a preparação de um plano de negócios. Sendo que o idealizador de um negócio, muitas vezes tem um plano em mente, mas para o empreendimento dar certo deve transformar estas idéias freqüentemente fracas em um documento formal, denominado planode negócios.
Nas palavras de Hirisch e Peters (2004, p. 209) “O Plano de Negócios é um documento descrevendo todos os elementos e estratégias internas e externas relevantes para dar inicio a um novo empreendimento”.
Já Longenecker, Moore e Petty (1997, p. 161) definem plano de negócio como: “um documento contendo a idéia básica e todas as considerações relacionadas...
tracking img