Atps eletricidade e eletrônica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Corrente Elétrica

A corrente elétrica: corrente eléctrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. Sabe-se que, microscopicamente, as cargas livres estão em movimento aleatório devido à agitação térmica. Apesar desse movimento desordenado, ao estabelecermos um campo elétrico na região das cargas, verifica-se um movimento ordenado que se apresenta superposto ao primeiro.Esse movimento recebe o nome de movimento de deriva das cargas livres.

Raios são exemplos de corrente elétrica, bem como o vento solar, porém a mais conhecida, provavelmente, é a do fluxo de elétrons  através de um condutor elétrico, geralmente metálico.

A intensidade  da corrente elétrica é definida como a razão entre o módulo da quantidade de carga ΔQ que atravessa certa secção transversal(corte feito ao longo da menor dimensão de um corpo) do condutor em um intervalo de tempo Δt.

[pic]
A unidade padrão no SI para medida de intensidade de corrente é o ampère (A). A corrente elétrica é também chamada informalmente deamperagem. Embora seja um termo válido na linguagem coloquial, a maioria dos engenheiros eletricistas repudiam o seu uso por confundir agrandezafísica (corrente eléctrica) com a unidade que a medirá (ampère).

diferença de potencial

Quando um corpo fica eletrizado é porque captou ou cedeu elétrons. Se captou elétrons, ficou carregado negativamente e se, pelo contrário, perdeu elétrons, ficou carregado positivamente. Diz-se, então, que cada um desses corpos se encontra a um dado potencial elétrico.
Assim, se tivermos dois corpos que não estejamigualmente carregados, dizemos que entre eles existe uma dada diferença de potencial (d.d.p.). Como consequência, se ligarmos esses dois corpos através de um fio de material bom condutor haverá uma corrente elétrica no sentido do corpo que possui mais elétrons (potencial negativo) para o que possui menos (potencial positivo). Essa corrente só existirá enquanto houver diferença de potencial entreos corpos. Para que continue a existir corrente elétrica é necessário haver um dispositivo que mantenha a diferença de potencial entre os dois corpos. Esses dispositivos são os geradores.
O nome da unidade SI de diferença de potencial é o volt e surgiu em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta (1745-1827). Esta unidade é relativamente pequena, isto é, vulgarmente trabalha-se com diferençasde potencial muito maiores que 1 V. Assim, é necessário ter em atenção alguns múltiplos dessa unidade, como é o caso do quilovolt (kV) e do megavolt (MV).
Para medir diferenças de potencial utiliza-se um aparelho designado por voltímetro. Estes podem ser analógicos ou digitais e instalam-se em paralelo com o dispositivo elétrico nos extremos do qual se quer determinar a diferença de potencial.Resistência Elétrica

Os metais são bons condutores de corrente elétrica, mas alguns são melhores condutores que outros. O metal mais utilizado em nossas instalações elétricas é o cobre. Porque é um bom condutor e, também não é muito caro. Sabemos que a prata é melhor condutora que o cobre e, o chumbo é pior condutor que eles.
Mas o que significa esta diferença entre o cobre, a prata e ochumbo? Por que um é melhor condutor que outro?
Nos metais temos vários elétrons livres. O movimento ordenado destes elétrons forma a corrente elétrica. Na prata os elétrons livres têm maior facilidade para se movimentarem do que no cobre e no chumbo.
A dificuldade que o chumbo apresenta à passagem da corrente elétrica é expressa por uma grandeza física chamada resistência elétrica.
Se aplicarmosuma diferença de potencial nas extremidades de fios constituídos destes metais, observaríamos uma corrente elétrica maior na prata, seguida do cobre e, por último do chumbo que ofereceria maior dificuldade a passagem dos portadores de carga elétrica.
A resistência elétrica (R) de um condutor pode ser definida por:
[pic]

Onde U é a diferença de potencial nas extremidades do condutor e i é a...
tracking img