Atps eletricidade e eletrônica etapa 1 e 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA
ATPS – ELETRICIDADE E ELETRÔNICA

JUNDIAÍ, 26/09/2001
Definição de corrente elétrica

Antes de definirmos o que é uma corrente elétrica, é importante que expliquemos o que é um condutor.
Condutor é todo o material que permite a passagem dos elétrons, sendo os metais os melhores condutores existentes. Quando o material não permite essa passagem dos elétrons,ele é chamado de isolante, a madeira é um exemplo de condutor isolante.
A corrente elétrica define-se como sendo um movimento ordenado de cargas elétricas através de um condutor elétrico quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial.Esta diferença de potencial é chamada de tensão.
A corrente elétrica está presente o tempo todo ao nosso redor e até em nós mesmos.Alguns exemplos são:
Na natureza: relâmpago.
No corpo humano: impulsos elétricos do olho para o cérebro.
Aparelhos e utensílios em casa: ferro de passar roupas, chuveiro, lâmpadas...
É dividida em dois termos: corrente elétrica real, que consiste no sentido dos movimentos dos elétrons e corrente elétrica convencional que consiste no movimento de cargas positivas.Existem dois tipos de corrente elétrica:
• Corrente contínua: gerada por pilhas e baterias.
• Corrente alternada: gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica (a qual chega até nossas casas).

As unidades básicas são representadas por:

A - Ampére (unidade de corrente)
V - Volt (unidade de tensão)
W -Watt(unidade de potência)
Ohm - Ohm(unidade de resistência)
H - Henry(unidade de indutância)
F - Farad(unidade de capacitância)
Hz - Hertz(unidade de freqüência)

Quando um pequeno número de elétrons circula por um fio, a corrente elétrica é definida como fraca. Já quando há um grande número de elétrons em movimento, a corrente elétrica é definida como sendo forte.A facilidade ou dificuldade com que a corrente elétrica atravessa um condutor é conhecida como resistência.Os conceitos: corrente, tensão e resistência, estão relacionados entre si, de tal maneira que, conhecendo dois deles, pode-se calcular o terceiro através da Lei de Ohm.
A relação entre a corrente, a tensão e a resistência denomina-se Lei de Ohm: Para que circule uma corrente de 1Aem uma resistência de 1Ohm, há de se aplicar uma tensão em suas extremidades de 1V (V=R.I).
Para sabermos se uma corrente é fraca ou forte, utilizamos como unidade de medida o ampére, que mede a intensidade da corrente elétrica, ou seja, mede a quantidade de carga elétrica que passa em um ponto de um circuito por unidade de tempo.

Fontes de Pesquisahttp://www.apice.coop.br/fisicanet/TabelasConstantes/Correnteeletrica.htm

http://www.ibytes.com.br/eletronica.php?id=10

http://www.mundovestibular.com.br/articles/757/1/CORRENTE-ELETRICA/Paacutegina1.html

http://www.efeitojoule.com/2008/04/corrente-eletrica.html

Diferença de Potencial (d.d.p.)

Diferença de potencial, é a desigualdade de Elétrons nas extremidades de um aparelho gerador, que pode ser até mesmouma pilha comum, resumidamente é a falta de Elétrons de um pólo e o excesso no outro.
Um exemplo mais prático, são os aparelhos elétricos de uma residência. Que só irá funcionar, quando for criada uma diferença de potencial entre os pontos que estiverem ligados, fazendo as cargas se deslocam fazendo com que o aparelho funcione.

A diferença de potencial, entre dois pontos, é medida pelaTensão Elétrica, que tem como unidade o Volt (V), em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta.

Utilizando uma definição mais especifica e cientifica, podemos tratar a diferença de Potencial como uma grandeza física que mede a energia que é fornecida às cargas elétricas. O símbolo utilizado para essa grandeza é o (d.d.p.).

Só há diferença de potencial entre dois pontos de um circuito...
tracking img