Atps economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1

Custo de Oportunidade
Conceito: O custo de oportunidade representa o valor associado à melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, istoé, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade".
Neto de dona Melitta adapta empresa à era do "coffee pod"
Fundado há mais de 100 anos, grupo alemão entra no segmento de café em sache, masainda prevê vida longa para o coador de papel
Claudia Facchini, iG São Paulo | 11/08/2011 05:01 - Atualizada às 14:10


Foto: DivulgaçãoAmpliar
Thomaz Bentz, neto de dona Melitta, que criou o primeiro coador de café de papel em 1908 na Alemanha
Os "coffee pods" - cápsulas ou saches de café - estão mudando a forma como as pessoas consomem a bebida no mundo. Se lembrou do iPod da Apple?Inevitável.
Embora ainda restrito ao círculo de consumidores de renda mais alta, o “single serve coffee” (café em dose única) vem ganhando adeptos, sobretudo com os fortes investimentos em marketing da Nespresso, dívisão do grupo suíço Nestlé, líder mundial nesse segmento.
Essas transformações nos hábitos de consumo estão obrigando tradicionais empresas de café a se adaptarem aos novos tempos, entreelas o grupo familiar alemão Melitta, marca que é sinônimo de coador de café de papel no mundo.
Neto de dona Melitta Bentz, que criou o primeiro coador de papel em 1908, na cidade alemã de Dresden, Thomaz Bentz já aderiu ao mercado das doses únicas.
A Melitta também lançou suas próprias cápsulas de cafés, além de criar uma divisão dedicada exclusivamente ao consumo de café fora de casa, segundo opresidente executivo do grupo alemão, que esteve no Brasil nesta semana.
“Esse ainda é um segmento bastante pequeno, mas que triplica a cada ano”, afirma do Bernardo Wolfson, presidente da Melitta no Brasil, o segundo maior mercado da companhia no mundo.
A visita de Bentz ao Brasil se justifica: as vendas da Melitta cresceram 11% no mercado brasileiro em 2010, totalizando R$ 740 milhões,enquanto, de forma geral, as vendas do grupo aumentaram 8% . Neste ano, a empresa projeta um crescimento de 5% em seu faturamento no Brasil.
Coador e café em pó: dupla infalível
Apesar da revolução nos hábitos de consumo com o lançamento do café em saches, a tradicional dupla coador de papel e o café em pó ainda terá uma vida longa no País, prevê Bentz. “No Brasil, as famílias são maiores e elasdificilmente vão substituir o coador de papel pelo café em dose única”, avalia Wolfson.
A empresa é a número um em coadores de papel no País, com 45% de participação de mercado, e a segunda colocada em café em pó, com 9,3% das vendas do setor.
No segmento de cafés embalados a vácuo, a Melitta mantém-se na liderança. Além da marca Melitta, o grupo comercializa no Brasil produtos com marcas secundárias,para a classe C: a Bom Jesus, de café, e o coadores Jovita e Brigitta. O objetivo, agora, é investir em regiões onde o grupo possui menor presença, como o Nordeste.

Império da Nespresso

Foto: Getty ImagesAmpliar
George Clooney: garoto-propaganda da Nespresso
Diferente das cápsulas da Nespresso, os saches lançados pela Melitta cabem em máquinas de uso aberto, desenhadas para aceitar váriasmarcas de café - também chamadas de Easy Serving Espresso (ESP), afirma Bentz.
Com a Nespresso, a Nestlé descobriu uma fórmula imbatível de lucro: a venda casada. Suas cápsulas só cabem nas máquinas fabricadas por ela. Além de possuir a patente das cápsulas, a Nestlé vem abrindo várias cafeterias pelo mundo. Neste ano, o grupo já deve superar a marca de 250 lojas.
Em 2010, a divisão...
tracking img