Atps economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.esaf.fazenda.gov.br/esafsite/cursos_presenciais/VIII_semana-AOFCP/Material_Didatico_Recife_sitio/Oficina_80_Nocoes_de_Contabilidade_de_Custos_.pdf (02.09.11)



http://www.crc-ce.org.br/crcnovo/download/CONTABIL_DE_CONSTRUCAO_CIVIL.pdf

ETAPA 01

PASSO 01

GASTOS EXISTENTES NAS EMPRESAS

A)

Gasto é a compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para aentidade, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). Se aplica a todos os bens e serviços adquiridos assim temos:

• Gasto com a compra de matéria prima

• Gasto com mão de obra, tanto na produção como na distribuição

• Gastos com honorários da diretoria

• Gastos na compra de um imobilizado

Só existe gasto no momento em que existe oreconhecimento contábil da divida assumida ou da redução do ativo dado em pagamento.

Desembolso é o pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.Pode ocorrer antes, durante ou após entrada da utilidade comprada.

Investimento é o gasto em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos. Podem ser de diversas naturezas e de períodos de ativação variados: A matéria prima é umgasto contabilizado temporariamente como investimento circulante; A máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente: As ações adquiridas de outras empresas são gastos classificados como investimentos circulantes ou permanentes.

Custo è o gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços e está presente nos fatores de produção , para a fabricação deu produto ou execução de um serviço como, a matéria prima foi um gasto em sua aquisição que imediatamente se tornou investimento, e assim ficou durante o tempo de sua estocagem; no momento de sua utilização na fabricação surge o custo como parte integrante do bem elaborado e este por sua vez é de novo um investimento.A energia elétrica é um gasto,no ato da aquisição, que passa imediatamente paracusto (por sua utilização) sem transitar pela fase de investimento . A máquina provocou um gasto em sua entrada, tornando investimento e parceladamente transformado em custo, a medida que é utilizada no processo de produção de utilidades.

Despesa é o bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas.Exemplo: A comissão do vendedor, o equipamento usado na produção,omicrocomputador da secretária do diretor financeiro, pois é um investimento.Todo produto vendido e todo serviço ou utilidade transferidos provocam despesa.

Perda è o bem ou serviço consumido de forma anormal e involuntária, por exemplo: Perdas com incêndio, obsoletismo de estoque etc. Outro tipo de perda é o gasto com mão de obra durante um período de greve.


B)

OS SISTEMAS DE CUSTEIO

Custeiosignifica apropriação de custos.assim existem custeio por absorção , custeio variável, ABC,RKW etc.

Custeio por Absorção: apropria-se à produção todos os custos, fixos e variáveis.

• Custos Fixos e Variáveis são “estocados” (inventariáveis) e lançados ao resultado apenas quando da venda do produto;

• Os Custos Fixos são custos incorridos independentemente da quantidade produzida - não sofremvariações em razão do volume de produção;

• CPV contempla todos os custos de produção, fixos e variáveis.

[pic]

Custeio Variável: apropriam-se aos produtos apenas os custos variáveis de produção, sendo os custos fixos lançados diretamente ao resultado, como se fossem despesas, sem transitar pelos estoques.

• Somente os custos variáveis são inventariáveis;

• CPV corresponde apenas aos custos variáveis -custos fixos são despesas operacionais.

[pic]

Custeio Direto: apropriam-se aos produtos apenas os custos diretos de produção, sendo os custos indireto lançados considerados custos do período.

• Somente os custos diretos são inventariáveis;

• CPV corresponde apenas aos custos diretos - custos indiretos são custos do período.

[pic]























PASSO 02

Tabela de classificação...
tracking img