Atps economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

Administração de Empresas

ATPS DE ECONOMIA
Profa. Regina C. Moraes

Jacareí -SP
2012

2ºADM B



SUMÁRIO

Introdução ______________________________________________________ 02

Capítulo 1 _______________________________________________________ 03

1.1 Custo e Oportunidade __________________________________________ 03

1.2 Ramo de Negócio______________________________________________04

1.3 Mercado ____________________________________________________ 05

Capítulo 2 ______________________________________________________08

2.1 Serviços Prestados ____________________________________________ 08

2.2 Custos e Formação de Preço de Venda ___________________________ 09Referências Bibliográficas__________________________________________111
Introdução

Com o crescimento e a profissionalização o aumento da competitividade do mercado de
Estética tem ficado evidente, nota-se o crescimento de cursos e, consequentemente, o número de estabelecimentos comerciais que tem por objetivo oferecer serviços de beleza visando o bem-estar.
Nos dias atuais, existe uma grande porcentagem de pessoas que sepreocupam com a beleza externa, e vem evoluindo rapidamente e conseqüentemente cada vez mais nos anos posteriores.
Junto à indústria da beleza que faz pequenas empresas virarem grandes negócios, pela necessidade da melhora de auto-estima, trazendo benefícios internos, dando melhor produtividade as pessoas.
Esses consumidores são os responsáveis pelo aumento da procura de serviços de beleza e estética,que abrange diversas idades, sexos e classes sociais. Este público se torna cada vez mais exigente e informado, devido à globalização do mercado e também pelo fácil acesso a TV, surgindo conseguintemente à formação de profissionais capacitados, cujo principal foco é os serviços com mão de obra qualificada.
Em nosso país (Brasil), conseguimos visualizar ao longo dos anos grande aumento de umaestética “negra” obtendo uma valorização positiva de aspecto “natural”. Podemos identificar uma maior aceitação, ou menor rejeição, da sociedade em um todo de um modelo de arrumar os cabelos que diferem do padrão. Este “padrão” é marcado por arquétipos brancos que definem “a aparência ideal”, que, neste caso, estaria ligado ao grupo social predominante. A estética e beleza, de acordo com pesquisas, éum fator de maior lucratividade para o mercado atual.

2
Capítulo 1

1.1 Custo e Oportunidade

Na economia o termo é usado para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada.
Pode ser definido como o valor do recurso no seu melhoruso alternativo.
Custo de Oportunidade está ligado com o deslocamento dos fatores de produção de uma para outra atividade.
O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade".3
1.2. Ramo de Negócio

Os números não deixam dúvidas. O mercado de beleza é um dos que mais crescem no País. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) o setor apresentou um crescimento médio anual de 10,4% nos últimos 15 anos. Passando de um faturamento de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 27,3 bilhões em 2010. E...
tracking img