Atps economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Unidade de ensino: Universidade Anhanguera Educacional-UNIDERP
Curso: Administração Disciplina: Economia
Aluno (a): Eliete Alves Santana, Sabrina Silva Alencar, Tâmisa Fernandes Rodrigues.
RA: 392098, 393179, 393177.
Titulo da Atividade: Economia
Tutor a Distancia: Renata M. G. Dalpiaz
Cidade: Araguaína-To
Data:16/09/2012








Introdução

Este trabalho foidesenvolvido com objetivo de abordar algumas noções básicas sobre o comportamento da oferta e demanda na economia, demonstrando, através de alguns gráficos, a relação entre preço e quantidade.

Como base para essas pesquisas escolhemos como ramo de negócios a cervejaria, que vai tratar das vendas, compras, consumidores.

O objetivo central desta disciplina é o de tratar dasprincipais noções gerais da economia mencionando, de forma simples, conceitos, ideias e teorias que compõem essa ciência, de como uma empresa pode crescer, e se tornar prospera num ramo de negocio.



































Economia



Escolhemos como ramo de negocio a cervejaria, pois vemos que e um ramo que cresce a cada dia, nas ultimas décadasnotou-se que e um ramo que aumentou a importação, o mercado de cerveja e caracterizado por ter todos os tipos de públicos.

Quanto se compra e se vende

O mercado brasileiro de cerveja e denominado pelas grandes fabricas, que juntas detém 92,2% do Market share, os outros 1,8% são representados pelas cervejas artesanais, que produzem variados estilos. Segundo metodologia empregada pela AC Nielsen, oscanais de comercialização de cervejas podem ser classificadas em três grupos:

Bar: estabelecimento comercial aparelhado para a oferta de cerveja a ser consumida no próprio local de venda, e refrigerada visando o consumo imediato.

Tradicional: pontos de vendas como padarias, mercearias e armazéns e o produto não e consumido no local.

Autosserviço: estabelecimentos que contam com pelo menosuma caixa registradora e que permitem que o consumidor se sirva sem a presença do vendedor.

Cerca de 20% a 25% da cerveja vendida e distribuída diretamente pelas empresas produtoras.

Comportamento do consumidor

O mercado de cerveja e caracterizado por ter um publico alvo jovem 61% entre 25 a 44 anos. As classes C e D são responsáveis por 72% das vendas totais. Cerca de 56% do publicoconsumidor de cervejas e do sexo masculino, de acordo com o levantamento sobre os padrões de consumo de álcool na população brasileira 33,52% dos brasileiros acima de 18 anos bebem(pelo menos uma vez ao ano). Entre os homens são 65% e entre as mulheres 41%.

Influencias da economia sobre o ramo de negócios escolhido

A participação da cerveja na arrecadação dos tributos indiretos e a maiorentre todos os setores da economia que se dedicam a bens de consumo 5,10% superando ate mesmo a carga incidente sobre tabaco e automóveis.



No mercado de cerveja, o Brasil só perde, em volume, para a China (35 bilhões de litros/ano), Estados Unidos (23,6 bilhões de litros/ano), Alemanha (10,7 bilhões de litros/ano)". O consumo da bebida, em 2007, apresentou crescimento em relação ao anoanterior, totalizando 10,34. Quanto ao consumo per capita, no entanto, o Brasil, com uma média de 47,6 litros/ano por habitante, está abaixo do total registrado por vários países como México (50 litros/ano) e Japão (56 litros/ano) bilhões de litros. O setor, que emprega mais de 150 mil pessoas, entre postos diretos e indiretos, não para de investir. Nos últimos cinco anos, as indústrias cervejeirasinvestiram mais de R$ 3 bilhões, com 10 novas plantas industriais entrando em operação, além de ampliações e modernizações em fábricas já existentes.

A história das principais cervejarias do país, segundo as próprias empresas, definiu-se a partir dos anos 30 do século XX, pois nesta época começou a ser estabelecido o conceito de marca para a indústria cervejeira, já que, até aquele...
tracking img