Atps economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Anhanguera Educacional de Pindamonhangaba – Uniderp

Ciências contabeis – Economia







Atividades Práticas Supervisionadas


Acadêmicos:

Bruno Isídio da Silva RA 5568988833

Evelise Cristina da silva Machado R.A 5531112605

Pâmela Dias Noronha Rodrigues R.A 5560123292

Taciana Alba de Andrade R.A5536129485







Professor: Renata Machado Garcia Dalpiaz
Tutor à distância: Claudia Regina Piccoli de Marcos
Tutor presencial: Adriana Cristina Barbosa Pires







Pindamonhangaba, 15 de setembro de 2012.





1. INTRODUÇÃO

Depois de realizadas as pesquisas sobre possíveis temas para esta ATPS o grupo optou por analisar uma fabrica de temperos, em que um dosintegrantes do grupo trabalha. A empresa forneceu dados para a pesquisa e por motivos comerciais pediu para que não fossem citados os nomes da empresa e de seus fornecedores.




2. METODOLOGIA

Produto

Pegamos por base para a nossa pesquisa o dente de alho descascado, por ser um dos produtos de maior movimentação da empresa. Os dados fornecidos são referentes ao 1º e 2º semestresde 2011.

Por conta da lista de clientes ser muito vasta, restringimos a pesquisa a duas regiões, o vale do Paraíba e o litoral norte do estado de São Paulo, com suas respectivas cidades: Pindamonhangaba, Taubaté, Caçapava, Ubatuba e Caraguatatuba.




3. DESENVOLVIMENTO

3.1 - Caracterização

No ano de 2011 foi vendido em média pela empresa à quantia de 8.510 kg dealho descascado nessas cidades, porém o consumo médio foi cerca de três vezes maior, já que esse produto também foi distribuído por empresas concorrentes, estima-se então que a quantia consumida por essas cidades nesse período ultrapassou os 30.000 Kg.

Embora a empresa tenha vendido apenas 8.510 kg do produto, nesse mesmo período a quantidade por ela comprada foi de 15.500 kg, isso porquefabricam outros produtos derivados do alho como polpas e temperos.

Os principais consumidores são: restaurantes, Buffet e cozinhas industriais. Os seus desempenhos no mercado dependem muito da economia local.

O litoral, por exemplo, tem um grande aumento no consumo nos meses mais quentes e as demais cidades citadas são instáveis e tem um pequeno aumento nos finais e inícios deano, decorrente de décimo terceiro salário e férias escolares. Mas o ramo escolhido tem uma economia muito instável quando se trata da compra do produto para industrialização, pois o produto é apenas beneficiado (descascado), pela empresa que faz cotações diárias sobre o produto. O grande problema está nos agricultores, pois estes normalmente não produzem apenas alho, também produzem cebolas, batatase tomates entre outros. “Em decorrência deste fato, exemplifica-se: se em um determinado ano faltar tomate no mercado consumidor, os produtores a fim de diminuírem a defasagem deixaram de produzir outros produtos para plantar mais tomates, consequentemente no ano seguinte provavelmente faltaram os demais produtos, como o alho, enquanto que a produção de tomate estará em alta, fazendo com que hajauma diminuição nos preços do tomate e um aumento nos preços do alho.” Isso foi um exemplo que citou um gerente da empresa.

3.2 - Consumidores

Os consumidores aqui mencionados são de micro e pequeno porte que chegam a ter um faturamento mensal de R$ 5.000,00 até R$ 50.000,00 por mês, mas gastam apenas cerca de 0,5% a 2% de seu faturamento mensal com o produto, embora seja umproduto de consumo diário ele é um produto de pouco consumo comparado aos outros que são utilizados por esses clientes tais com arroz e carne, por exemplo. Segundo a Organização, os estabelecimentos tem em média uma margem de lucro que chega até a 40% do seu faturamento. A compra de alho feita por seus principais consumidores ocorre semanalmente. Ela é feita sem que estes precisem sair de seus...
tracking img