Atps economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos Econômicos

Segundo os autores autor Marco Antonio S Vasconcellos e Manuel Enriquez Garcia, a palavra Economia deriva do grego “oikonomia” que no sentido original significa “administração da casa” que posteriormente foi associada a “administração da coisa publica.”.
Definem “Economia” como sendo uma ciência social que estuda como a sociedade escolhe empregar recursos produtivosescassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Essa definição contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica: ciência social, escolha, escassez, necessidades, recursos, produção, distribuição.
Em função da escassez de recursos, toda sociedade temde escolher entre alternativa de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva entre os vários grupos da sociedade. Essa é a função central do estudo da Economia: como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo às necessidades humanas. Assim originam-se os chamados problemas econômicos: o quê e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?
• O quêe quanto produzir: dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher dentro do leque de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas.
• Como produzir: quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. A concorrência entre os diferentes produtores acaba decidindo comoserão produzidos os bens e serviços, prevalecendo a escolha por aquele prevalecendo aquele que tiver o menor custo de produção possível.
• Para quem produzir: a distribuição da renda dependerá também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança. Devemos decidir quais setores que serão beneficiados na distribuição do produto, ou seja, trata-se de decidircomo será distribuída a renda gerada pela atividade econômica.
O modo de como as sociedades resolve os problemas econômicos fundamentais depende da forma da organização econômica do país, ou seja, os sistema econômico de cada nação ( podem ser classificados como Sistema Capitalista ou economia de mercado; Sistema Socialista ou economia centralizada ou economia planificada).





Custo deOportunidade

O Custo de Oportunidade também é chamado de custo alternativo, por representar o custo da produção alternativa sacrificada. A transferência dos fatores de produção de um bem X para produzir um bem Y implica um custo de oportunidade. O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado de "oportunidade”. Sendoassim, tem por objetivo principal a demonstração da necessidade de utilização do conceito de custo de oportunidade nas decisões de preço. Dentro deste contexto, estabelecemos curva de possibilidades de produção, bens e serviços, de forma estratégica e competitiva na organização. Na medida em que a empresa convive com as imposições do mercado, dos custos, do governo, da concorrência, da situaçãoeconômica mundial e possibilidade financeira da sociedade, (consumidores), visamos objetivos diferentes: maximização de lucros, elevação da quantidade vendida, conquista de novos clientes e ganhar concorrência, mantendo o equilíbrio interno e externo.

Curva de possibilidades de produção (CPP) ou Curva de Transformação

Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno empregodos recursoa ou fatores de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá que fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.
Devido à escassez de recursos, a...
tracking img