Atps economia etapa 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A inflação nacional tem sido superada pelos Custos de serviços nos salões de beleza, A ascensão das classes C e D tem estimulado a formação de um novo perfil de consumidor. Levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), feito a pedido da Jornal da Tarde, mostra que a evolução dos preços de serviços não prioritários no orçamento familiar, como salão de beleza, já representa uma alta acumulada de9,24% em 12 meses até junho no Índice de Preços ao Consumidor (IPC-BR).
Analistas alertam que a inflação dos supérfluos só tende a crescer no futuro, capitaneada por renda em alta e crédito ainda elevado. Para o economista e professor das faculdades Ibmec, Felipe Lacerda, esta é uma consequência da renda em alta e da maior criação de vagas formais na economia.
A percepção é confirmada pelosnúmeros da inflação medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): o preço com que se paga o doce pecado da vaidade é cada vez mais caro. E muito mais alto que a média da variação dos preços. Enquanto a média geral do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chega a 4,98% no acumulado do ano, itens como cabeleireiro (6,08%), produto para unhas (6,84%), para cabelos (5,99%) oumanicure e pedicure (7,23%) tiveram variação bastante superior na mesma base de comparação. Os dados nacionais mensais da inflação do salão de beleza, contudo, à exceção dos serviços de cabeleireiro (1,03%), ficaram abaixo do índice geral em setembro (0,53%), de acordo com o IBGE. Analistas alertam que a inflação dos supérfluos só tende a crescer no futuro, capitaneada por renda em alta e créditoainda elevado .Para o economista e professor das faculdades Ibmec, Felipe Lacerda, esta é uma consequência da renda em alta e da maior criação de vagas formais na economia.
taxa de cambio, taxas de juros, carga tributaria tem Influencias como explica Príscila Souza, proprietária de salão de beleza, conta que das sete linhas de tratamento com que trabalha apenas uma é nacional. “Qualquer aumento dodólar, como esse último, reflete imediatamente no preço de produtos que as clientes usam no salão.”
Parte desse aumento teve relação com o governo nacional, que aumentou de 20% para 35% a tarifa de importação em dezembro do ano passado, com o objetivo de proteger o fabricante nacional. Mesmo assim, as importações cresceram 38%.
Uma das principais reivindicações dos empresários do setor decosméticos e beleza é o pedido de redução da carga tributária, que pode chegar a 51% em alguns produtos, que foi bastante debatida durante a abertura da 6ª Beauty Fair – Feira Internacional de Cosméticos e Beleza, que começou sábado (28) em São Paulo.
Para o diretor da feira, Celso Sakuda, não é admissível mais que alguns cosméticos e produtos de beleza sejam tributados como supérfluos. "Não fazsentido porque estamos entrando num patamar histórico em que o bem-estar e a sustentabilidade são pilares para o crescimento econômico”.
O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, lembrou que a renda do povo brasileiro aumentou, permitindo que milhões de pessoas passem a ter acesso a produtos que antes eram inacessíveis aos mais pobres. “Cuidar da beleza não é uma coisa supérflua. Nós precisamospegar a vantagem competitiva criada no Brasil nos últimos anos para continuar alavancando o progresso”.
O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e Japão. O setor cresceu 14,75% no ano passado, no Brasil, faturando R$ 24,97 bilhões. Este ano espera crescer cerca de 16%. Há no País cerca de 1,5 milhão de salões de beleza, empregando3,6 milhões de trabalhadores. Os dados incluem vagas na indústria e também salões de beleza, consultoria de vendas diretas e franquias.

Crises da economia norte americanas, crise das economias da zona do euro, crescimento da participação da economia chinesa no comercio internacional e figuração do brasil como pais emergente dos BRICS
Apesar das crises norte americanas ,o mercado de...
tracking img