atps economia etapa 1 e 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO
Resumo 02
Etapa 01 03
1. Setor de Calçados no Brasil 03
2. Influencias econômicas 03
3. Comportamento do consumidor 04-05
Etapa 02 06
1. Custos 06
2. Custos em termos Monetários 06
3. Custo médio praticado pela concorrência 06
4. Analise critica individual 06-07
5. Conclusão da analise critica 07
Bibliografia 08RESUMO


Através de pesquisas e conhecimentos adquiridos em sala de aula, podemos desenvolver uma analise econômica sobre o ramo de calçados. Afim de analisar seus problemas econômicos e indicar soluções para resolve-los e auxiliar os gestores a tomarem suas decisões de forma segura de novos investimentos.ETAPA 1

RAMO DE ATIVIDADE
Comercio Varejista
TIPO DE NEGOCIO
Comercio varejista de calçados
PRODUTOS OFERTADOS
Calçados Femininos em geral


A palavra CALÇADO significa: Toda peça de vestuário, feita em geral, de couro, que serve para cobrir e proteger exteriormente os pés.
Entretanto, no mercado calçadista atual vemos o calçado se tornar muito mais que isso. Podemos defini-lo como umapeça fundamental na composição de um vestuário, transmitindo moda, estilo, criatividade, elegância e tantos outros adjetivos que podemos citar para retratar sua importância.

Setor de Calçados – Brasil

O mercado calçadista teve mudanças significativas no mercado nacional a partir dos anos 1990, com o crescimento do mercado chinês no comercio mundial, houve uma abertura no mercado e as condiçõesde produção e concorrência tiveram alterações.
As empresas antes instaladas nos polos calçadistas do interior de São Paulo (Franca) e do Rio Grande do Sul (Vale dos Sinos), passaram a atentar para melhores condições de competitividade e a mão de obra barata no Nordeste e a localização mais próxima da Europa e os Estados Unidos principais destinos das exportações, atraíram investidores. Afim deestimular mais os investimentos do setor na região do Nordeste, os governos dos estados (principalmente na Bahia, no Pernambuco e Ceará) criaram medidas de incentivos fiscais, tendo como objetivo a geração de empregos.
Hoje o Brasil, possui uma solida indústria calçadista, que vem desenvolvendo sua participação no mercado mundial.
Influencias Economicas
No mercado calçadista o Brasil vemassumindo um papel importante na história nas ultimas décadas. No ranking dos maiores produtores, o Brasil aparece como um dos mais destacados fabricantes de manufaturados de couro, sendo ainda reconhecido com um papel importante no mercado de calçados femininos. As exportações vêm crescendo a cada ano, confirmando assim a capacitação para competirmos no comércio internacional.
Na economia brasileira, aindústria calçadista tem sido um importante representante na geração de empregos. Segundo Brasil Calçados 2012 – Relatório Setorial da Indústria de Calçados do Brasil, revelou que dos trabalhadores inseridos na produção industrial em 2011 cerca de 3,3% atua no setor de calçados. No ano passado, chegaram a somar 335,5 mil empregos. Mas mesmo assim, se comparado ao ano anterior teve uma redução de3,2%. Ainda segundo a pesquisa, foi apontado que o setor calçadista nacional reduziu 8,4% o volume de calçados produzidos em 2011. A produção calçadista gerou aproximadamente R$ 21,8 bilhões, o que corresponde a 1,9% do valor total da produção da industria brasileira de transformação.
Também foi avaliado na pesquisa os investimentos realizados em 2011 que somaram R$ 521 milhões investidos namodernização do parque industrial.


Comportamento do consumidor:

O gráfico a seguir registra o consumo de calçados no Brasil, divido por classes sociais:


*Estudo da Atividade Empresarial-Setor Calçadista-Fabricação de Calçados Femininos-Jaú-SP / SEBRAE-SP

Segundo pesquisa realizada pela empresa Superação, de autoria de José Dias de Carvalho Mello Filho:
Pesquisa- Estudo de...