Atps economia etapa 1 passo 1,2,3 e 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS economia Etapa 1 e 2 passo 1,2,3 e 4.
Intodução
A correria das grandes cidades tem provocado mudanças significativas nos hábitos alimentares da população brasileira nos últimos anos. Trocou-se a hora do almoço em casa pelo famoso prato feito (PF), pela comida no peso dos self-services e pelos sanduíches dos fast-food.
O hábito pode trazer problemas à saúde, como a obesidade e outrasdoenças com origem na ingestão de alimentos muito calóricos, com excesso de açúcar e sal. Mas é possível comer com qualidade na rua, com uma escolha adequada do cardápio. É o que asseguram os profissionais de saúde.
Primeiramente, o que é food service? Food Service é toda área responsável por produção e por distribuição de comida fora do lar. Vale ressaltar que o mercado de Food Service no Brasil é umdos setores que mais cresce no país, – por isso, por vezes comentamos aqui no blog sobre buffets em padarias e outras inovações food service para à área.
O acréscimo no setor de food service no Brasil está diretamente ligado aà distância entre o trabalho e a casa. Isto impede que o trabalhador possa fazer refeições em seu domicílio. Outro aspecto ligado ao crescimento do food service é o aumentoda renda familiar brasileira. Atualmente, cerca de um terço do orçamento das famílias já é gasto com food service no Brasil.
Informações sobre o mercado consumidor
Visto como canal de venda da indústria da alimentação, o Food Service cresce acima da taxa da economia brasileira. O setor conta com mais de 1,4 milhões de estabelecimentos em operação ativa. A média de novos estabelecimentos de FoodService ao ano é de 2%. E ela tem crescido neste ritmo faze dez anos. Estima-se ainda que 23% da distribuição do canal Food Service está para restaurantes comerciais, 15% para padarias e 18% para bares, lanchonetese fast food (dados de 2012). Com toda certeza é um setor com grande potencial de expansão.
O momento benéfico para o mercado de Food Service no Brasil. A vida moderna, por exemplo, temmudado crucialmente os hábitos de consumo, o que estimula o crescimento do setor. E a urbanização não pára, assim como o acréscimo dos alimentos industrializados. Por conta deste e outros motivos, a alimentação fora do lar tem sido estimulada cada vez mais. As taxas têm crescido 13% ao ano, nos últimos 10 anos.

Segundo notícia da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), até oano de 2022, o mercado de food service no Brasil tende a crescer exponencialmente, pois a previsão é de que até o ano, ao menos metade das refeições diárias sejam feitas em food services. A notícia aproxima o país da realidade vivida nos Estados Unidos, onde 18% das refeições são feitas fora de casa.
A análise é de Enzo Donna, diretor de consultoria especializada. Sua empresa levantou que até 2014o mercado de food service deve atingir o patamar de oferecer 70 milhões de refeições ao dia. Em 2011, foram servidas 63 milhões de refeições em food service no Brasil, desde o cafezinho até uma refeição completa.

Consumo de food service fora do lar
[pic]
A evolução do food service no Brasil
O faturamento do setor de alimentos no mercado norte-americano é de US$ 1,2 tri e a área de foodservice representa 46% do total, sendo que as redes de restaurantes, de serviço rápido ou completo, representam 66% desse total. Os demais 34% ficam por conta de catering, o que é oferecido por outros varejistas, escolas, etc.
No Brasil todo o segmento de alimentação fora do lar, que significa o que é preparado fora dos domicílios e pode ser consumido em qualquer lugar, inclusive no lar, representaatualmente 34% de todo o alimento vendido no país e tem crescido de forma consistente e acima da expansão de todo o varejo. Em algumas cidades mais maduras do Sudeste esse número já se aproxima dos 40% do total.
Os principais elementos determinantes da irreversível tendência de aumento da parcela da alimentação fora do lar em relação ao total da compra de alimentos no país são o crescimento da...
tracking img