Atps economia, anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Conceito de Demanda;

Em economia, demanda ou procura, pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.
A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. A quantidade de um bem queos compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada.
A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo. Para estudar a influência dessas variáveis, considera-seseparadamente a influência de cada uma nas decisões do consumidor (condição coeteris paribus).
Como a demanda é o desejo ou necessidade apoiados pela capacidade e intenção de compra, ela somente ocorre se um consumidor tiver um desejo ou necessidade, se possuir condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo e se ele tiver intenção de satisfazê-los.
Sempre quedamos prioridade para o consumo de alguma coisa em detrimento de outra, estamos demonstrando um desejo. O desejo é a maneira específica na qual buscamos a satisfação de nossa necessidade.

2. Conceito de oferta;

Pode-se conceituar oferta como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Da mesma maneira que a demanda, a ofertadepende de vários fatores: dentre ele, de seu próprio preço, do preço (custo) dos fatores de produção e das metas ou objetivos dos empresários.
Como no caso da demanda, também devemos distinguir entre a oferta e a quantidade ofertada de um bem. A oferta refere-se a variações de longo prazo; a quantidade ofertada refere-se a mudanças de curto prazo. A oferta refere-se a alterações nopreço do próprio bem, e a quantidade ofertada, a alterações nas demais variáveis que afetam a oferta. A quantidade ofertada só varia em função de mudanças no preço do próprio bem, enquanto a oferta varia quando ocorrem mudança nas demais variáveis que afetam a oferta do bem.
3. Exemplos;

Para entendermos como funciona a lei da oferta e da procura, podemos observar um exemplo queacontece no nosso dia a dia que é os supermercados, em épocas específicas como Páscoa, Natal, etc; os produtos de época tendem a ficarem mais caros, pois a demanda pelos mesmos aumenta em uma proporção muito maior que o aumento de sua oferta.
Outro bom exemplo de como a oferta e a demanda funcionam, são as pizzarias, onde seus preços de rodízio variam conforme os dias da semana, emfinais de semana onde o movimento se torna maior é um determinado preço, e em dias de semana o preço do rodízio cai quase pela metade, para atrair os clientes, já que a demanda cai muito nesses dias.

4. Como o conceito de oferta e demanda são aplicados nas organizações;

A demanda sempre influência a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta. Por isso, para asempresas, alem de identificar os desejos e as necessidades de seus consumidores, é muito importante identificar a demanda para um determinado produto ou serviço, pois é ela que vai dizer o quanto se comprará da oferta que a empresa disponibiliza no mercado. Isto é, quem e quantos são os consumidores que irão adquirir o produto ou serviço.
Observando a reportagem feita pelo site UOLnotícias com o título “Setor automotivo projeta demanda de seis milhões de unidades para 2015.”. Podemos entender um pouco de como a lei da oferta e da demanda funcionam com as organizações.
“... A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores -- prevê um mercado de 3,4 milhões de unidades. Um crescimento surpreendente de 140% nos últimos sete anos. Só que as projeções...
tracking img