Atps economia 1° etapa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CiÊNCIAS CONTÁBEIS
Teoria da Contabilidade

Esse trabalho tem por objetivo atender Atividades Praticam Supervisionadas (ATPS) no intuito de: aquecer o aprendizado, praticar o estudo, apresenta diferentes maneira de aprendizado, melhorar os estudos com autonomia e ordenado, ajudar no melhoramento da capacidade arguida na orientação do curso de graduação e adquirir competências e habilidadespara exercer a profissão. Por tanto, vamos contatar com auxilio do nosso professor presencial que é de suma importância para o desenvolvimento deste desafio.
O surgimento da contabilidade está intimamente ligado a necessidade da sociedade. É considerada como uma das ciências mais antigas, pois desde a pré-história o homem já fazia uso dela. A sua origem está intimamente ligada a necessidade deregistros do comércio.
Historicamente, a contabilidade surgiu há quatro mil anos atrás, nos primórdios da civilização, NA época em que os homens primitivos representavam seus patrimônios (rebanhos, metais entre outros bens) com desenhos e gravações. Gravava-se a cara do animal cuja existência se queria controlar e o número correspondente às cabeças existentes.
A Bíblia onde o livro de Jó consideradoo mais antigo, mostra no seu início uma descrição exata da riqueza de Jó nos mínimos detalhes, comprovando que o controle de ativos era prática comum naquele tempo. Contudo ainda há relatos anteriores por cerca do quarto milênio antes de Cristo, em que o homem da antiguidade fazia trocas simples de mercadorias, negociando perante terceiros para assim firmar a transação de bens e direitos, tendo emvista que naquela época não existia nenhum tipo de transação monetária.
Os primeiros vestígios de atividade contábil situam-se por volta de 8.000 a.C; em Uruk, cidade da antiga Mesopotâmia, no território atual do Iraque. Uruk era um centro da civilização sumeriana. Esses primeiros registros contábeis constituíam-se em fichas de barro, guardadas em receptáculos de barro, que eram utilizadas nacontagem do patrimônio. Por exemplo, uma ficha de barro poderia representar um boi. Se esse boi fosse transferido para outra pastagem, ou fosse mandado para ser tosquiado, ou fosse emprestada, a sua ficha seria igualmente transferida para outro receptáculo de barro, registrando dessa forma a transação e auxiliando o controle do patrimônio por parte do proprietário. Dessa forma, um único eventocontábil (por exemplo, um empréstimo de um boi) envolveria dois receptáculos de barro, um que forneceria uma ficha e outro que receberia esta ficha. Isto seria um duplo registro da transação, ou em outras palavras, um lançamento de partida dobrada.
Após a criação das fichas de barro para o controle da contabilidade, houve a criação de tábuas com escritos cuneiformes, para a contabilização de pão,cerveja, materiais e trabalho escravo, em Uruk e Ur, também na Suméria. Dessa forma, a invenção da escrita pelo homem está intimamente ligada ao surgimento da Contabilidade.
O antigo Egito também contribuiu com grandes avanços na ciência contábil, principalmente devido à necessidade do governo de organizar a arrecadação de impostos. Os antigos egípcios inovaram ao efetuar os registros contábeisutilizando valores monetários, no caso o shat de ouro e prata.
Na antiga Grécia, a burocracia da cidade de Mecenas mantinha arquivos que registravam, em placas de barro, lançamentos de impostos, propriedade territorial, reservas agrícolas, inventários de escravos, de cavalos, de carros de guerra e de peças desses carros. A escrita utilizada era a Linear B.
O Egito muito colaborou para a história dacontabilidade, devido ao seu riquíssimo acervo. Naquela época já registravam em seus inventários bens móveis e imóveis, estabelecendo de forma primitiva controles administrativos e financeiros. Suas “Partidas de Diário” assemelhavam-se ao processo moderno, contendo registros que se iniciavam com a data e o nome da conta, seguindo-se quantitativos unitários e totais sempre em ordem cronológica de...
tracking img