Atps didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Anápolis de Goiás
Curso: Pedagogia e Letras 1º e 2º período
Turma: “B”
Disciplina: Didática
Professora: Kátia Cilene
Alunas: Leidianny Rodrigues de Rezende R.A: 8767750084
Nilda Ramos R.A.: 3775682041
Odayane Carollina Lopes R.A.: 5899076665Samara Marina Melo Campos R.A.: 4608896086
Talita Goulão da Silva R.A.: 3715655195
Tatiane Martins Cabral R.A.: 5825169213



Introdução

Este trabalho aborda a concepção e objetivo da Didática, e discute as diversas praticas pedagógicas, enfatizando a visão critica etransformadora sobre plano de aula. Os objetivos deste trabalho é construir um marco epistemológico e teórico, para pratica e a identidade profissional docente, considerando contextualizar a pratica docente e seus entrelaçamentos sociais, políticos, econômicos e culturais, provocarem uma reflexão sobre as origens didáticas e sua função mediadora na construção da identidade profissional, destacar aspectossignificativos na formação de professores e analisar a relação entre teoria e pratica no fazer pedagógico.
É necessário pensar em Didática para alem de uma simples renovação nas formas de ensinar e aprender. Didática é um dos ramos da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e modos de realização do processo de ensino, cabe a Didática converter objetos sócio-políticos epedagógicos em objetivos de ensino, alem de selecionar conteúdos e métodos de acordo com esses objetivos, a fim de estabelecer vínculos entre ensino e aprendizagem.
Neste trabalho acadêmico, vamos relatar o que absorvido, aprendido e praticado por nos alunos. Dentre os contextos que envolvem a Didática, os procedimentos para o desenvolvimento de uma boa aula, mas para isso devemos levar em contaum bom planejamento, os objetivos que queremos alcançar os procedimentos a serem usados.




Durante as aulas de Didáticas, tivemos varias explicações e reuniões de como desenvolver um plano de aula. Foram apresentadas, mini aulas a partir dos textos do PLT, baseadas na formulação dos objetivos educacionais, seleção e organização dos conteúdos, os procedimentos, a utilização dosrecursos audiovisuais, ou seja, recursos que poderá enriquecer muito as nossas aulas, e como utilizá-los de forma correta.
Para a realização de nosso trabalho tivemos vários encontros para se chegar ao resultado final. Primeiramente nos reunimos em sala de aula para definir a série, o ano, o local de onde será o ponto de partida de nosso trabalho. Após discutirmos, o nosso grupo escolheu o1° ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Professora Olivia Conceição de Pina na cidade de Pirenópolis-Go. A sala que escolhemos é o 1º Ano do Fundamental, turma “A” do turno matutino, a sala possui 25 alunos, é uma sala de aula bem organizada, os alunos sentam em filas, e se interagem bem nas aulas, as carteiras e a sala é muito bem higienizada, e muito espaçosa, as paredes são bemdecoradas, com temas escolhidos para serem trabalhados durante o ano todo, dependendo da atividade os alunos podem se sentar de dois ou em grupos. A interação dos alunos com o professor é muito legal e interessante, eles a respeitam muito, são bem educados, não destratam um ao outro. A professora ao chegar à sala faz oração, canta uma musica e lê uma historinha, em seguida da inicio ao conteúdoprogramático do dia.
A escola tenta fazer com que os pais dos alunos sejam mais participativos, mas isso não acontece com todos, eles nos afirmaram que devido alguns alunos serem de classe muito baixa ou morarem em fazendas, os pais não participam tanto da vida escolar de seus filhos, nem sempre freqüentam reuniões e os filhos destes faltam muito de aula. Na escola existem crianças com alguma...
tracking img