Atps dicas tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Dicas para citação e referências da Revista Anhanguera Educacional Ltda.

1. Citação Indireta: quando a citação faz referência indireta à origem das
idéias. Devem ser incorporadas ao texto,indicando o sobrenome do autor em letras maiúsculas e o ano da publicação (SOBRENOME DO AUTOR, ano). A indicação de páginas é opcional. Ex.: Este parágrafo é um exemplo de uma citação indireta para umlivro. Citações indiretas visam referenciar o texto no qual o autor baseou suas idéias (SILVA, 2012). Quando o autor citado integra a frase, só o ano e página serão colocados entre parênteses. Porexemplo, Autor (ano). Ex.: Segundo Silva (2012), este parágrafo é um exemplo de uma citação indireta para um livro.

2. Citação Direta: quando a citação é uma transcrição textual de parte da
obra doautor consultado. Quando o autor citado integra a frase, só o ano e página serão colocados entre parênteses. Por exemplo, Autor (ano, p. xx-yy) é uma forma de citação direta. O sobrenome do autor,neste caso, terá apenas a primeira letra em maiúsculo, pois faz parte do texto. Ex.: Segundo relato publicado por Sekeff (2002, p. 30-36), as citações diretas são transcrições textuais de parte da obra doautor consultado. 2.1- Transcrições com Mais de Três Linhas: as transcrições diretas de mais de três linhas serão destacadas no texto em parágrafo especial, justificadas, com 4 cm de margem esquerdae espaçamento simples. Ao final, apresenta-se (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. xx-yy). Ex.:
As crônicas da vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico, o Dr. Simão Bacamarte,filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas. Estudara em Coimbra e Pádua. Aos trinta e quatro anos regressou ao Brasil, não podendo el-rei alcançar dele queficasse em Coimbra, regendo a universidade, ou em Lisboa, expedindo os negócios da monarquia. (ASSIS, 2000, p. 1).

2

2.2 Transcrições com Menos de Três Linhas: as transcrições literais curtas...
tracking img