Atps desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice de Gini
O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini Locacional é umindicador do grau de concentração espacial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica- um estado, uma região, o mesmo todo o país. Neste caso, verifica quais as atividades são regionalmente mais concentradas.
O Índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz - um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.
Cálculo eanálise do Índice de Gini
O índice de Gini é calculado a partir da área formada pela curva de Lorenz e a linha de perfeita igualdade. Dividindo essa área α pela área de plena desigualdade, formada pela área do triângulo ABC, tem-se:
α
G= ------
α + β

Define-se, assim, um coeficiente que varia de 0 a 1, em que: 0 ≤ G ≤ 1. O coeficiente igual a 0 (zero) corresponde à completa igualdade derenda ( em que todos têm a mesma renda ). Quanto mais próximo de 1 for o coeficiente, maior será a desigualdade na distribuição de renda, e um resultado igual a 1(um) corresponde a completa desigualdades\\9 em que uma pessoa tem toda a renda, e as demais nada têm).

A Curva de Lorenz
A curva de Lorenz é uma representação gráfica constituída a partir da ordenação da população pela renda. Emtermos práticos, para obter a Curva de Lorenz, seguem-se os seguintes passos:
a) Ordena-se a população por renda domiciliar per capita.
b) No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%.
c) No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.

Figura

A curva começa no ponto (0,0) e termina no ponto (100 ,100). Se a renda for distribuída deforma perfeitamente equitativa, a curva coincidira com a linha reta diagonal ligando os pontos (0,0) e (100 ,100). Essa linha é chamada de Reta da Igualdade Perfeita e representa uma situação hipotética na qual todos têm o mesmo rendimento. Na situação oposta, na qual existisse uma desigualdade perfeita, ou seja, se uma pessoas detivesse toda a renda, a curva coincidiria com o eixo das abscissasaté o ponto (100,100), e iria até o ponto (100,100).
Em geral, essas são situações extremas. O que comumente se tem é uma curva e situação intermediaria. Quanto maior a distância entre a reta de igualdade perfeita e a curva de distribuição efetiva, maior a desigualdade de distribuição de renda.

Figura
A figura 2 representa as Curvas de Lorenz do Brasil, em que se comparam os resultadosdos anos de 1989 e 2004. Note-se que a concentração de renda era maior em 1989, pois a curva que representa 2004 está mais próxima da reta de perfeita igualdade. Uma explicação importante para esse resultado é a estabilidade econômica proporcionada pelo plano real. O controle da inflação fez com que as classes de baixa renda não tivessem as constantes perdas salariais que contribuíam paraconcentração de renda, já que as classes com maior poder aquisitivo poderiam se proteger contra as perdas proporcionadas pela inflação utilizando diversos mecanismos e aplicações do mercado financeiro.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a elaboração de Amartya Sem, para ser uma ferramenta a mais paraaferir o avanço de bem-estar de uma população. Desde 1991, vem sendo atualizado e divulgado pelo programa das Nações Unidas no seu relatório anual e publicado em mais de cem países.
Trata-se de um índice que se contrapõe a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, e que procura considerar não apenas a dimensão economia, mas outros aspectos que influenciam na...
tracking img