Atps desenho tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1
Aula-tema Desenho técnico como forma de comunicação; Aspectos gerais do desenho técnico.

PASSO 2
A) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

Através do nome desenho pode ser um desenho livre, de caráter mais ou menos artístico, ou técnico. Como pode ser a distinção, pode fazer uma primeira distinção através do próprioobjetivo da descrição, se for destinada apenas a transmitir uma imagem, sem ênfase na quantificação das dimensões do objeto, e pode estar perante a um desenho livre de caráter artístico ou não; a descrição for destinada a explicitar com rigor a forma e dimensões do objeto representado,bem como os aspectos relevantes, por exemplo, para sua produção, pode estar perante a um desenho técnico.

A distinçãoentre os dois tipos de desenho – o desenho técnico e o desenho livre – o desenho técnico tem perfeitamente perceptível e sem ambigüidades, na forma de descrever determinado objeto; o desenho livre pode ter, para diferentes indivíduos, várias interpretações e significados do mesmo objeto.

A mostra de um exemplo claro A mostra de um exemplo claro de desenho livre, mais especificamente o quevulgarmente se constitui uma ilustração. O exemplo de desenho técnico em representação de um objeto, pôr caráter técnico. A tornar claro o significado do desenho livre de caráter artístico e ilustrativo, do desenho livre, mas de caráter técnico também não deixa de ser um desenho ilustrativo propriadademente dito.

B) Descreva quais são os modos de representação do desenho técnico mais utilizados .Pode assumir diversos modos de representação, mais deve manter sempre o rigor e a objetividade que o caracterizam. Os modos mais usados e desenhos técnicos são as representações em vistas e em perspectivas.
Pode ser de duas formas de representação, sendo ambas de extrema importância na descrição de um objeto, contêm particularidades que as recomendam em situações diferentes, consoante amensagem a transmitir e o leitor a quem se destinam.
Todo o processo de representação no âmbito do desenho técnico fundamenta-se no conceito de projeção.
C) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho “falem a mesma Língua”. Especifique qual é a normaou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.
Para uniformizar o desenho técnico, existem as normas de desenho técnico. Uma norma de desenho técnico não é mais do que um conjunto de regras ou recomendações a seguir quando da execução ou da leitura de um desenho técnico.

Existem vários organismos, nacionais e internacionais, que produzem normas sobre osmais variados assuntos, entre os quais, os desenhos técnicos. No nível europeu, as normas de maior aceitação e aplicação, são as Euro-normas (EN), semelhantes, em geral, às normas ISSO ( International Organization for Standardization) .

No continente americano, as normas ANSI ( American National Standards Institute ) são as normas de aplicação quase exclusiva. No nível de cada país, existemtambém organismos ligados à normalização. Em Portugal, por exemplo, o IPQ ( Instituto Português da Qualidade ) é o organismo responsável pela normalização, que produz normas com o prefixo BS. Na normalização de elementos de máquinas são muitos usadas as normas alemãs DIN.

É de imaginar que a existência de tantos organismos nacionais e internacionais de normalização originará conflitos entrenormas que tratam de um mesmo assunto. Embora, por vezes, isso possa acontece, este texto baseia-se, em primeira instância, nas normas ISO. Para alguns aspectos específicos, poderão ser feitas comparações entre as normas ISSO e NP. No final de cada capítulo serão discriminadas as normas ISSO de relevância para cada assunto. Existem normas de desenho técnico não é mais do que um conjunto de regras ou...
tracking img