Atps desenho técnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1339 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IVANILSON KLUCK

ATPS: DESENHO TÉCNICO

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Desenho Técnico, do curso de Engenharia , da Faculdade de Tecnologia de Jaraguá do Sul Anhanguera Educacional S.A.
Orientador: Prof. Carlixto José Franzner

Jaraguá do Sul
2011.
ETAPA 1
Responda às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.

a) Defina qual é a principalcaracterística do desenho técnico em relação ao desenho artístico.
O desenho técnico deve ser legível, transmitindo todas as características do objeto que representa, sem causar dúvidas na forma como o descreve, é destinado a explicar com rigor e exatidão a forma e as dimensões do objeto representado. Para isto o desenhista precisa seguir regras normativas, que no caso de nosso país é reguladopela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Os desenhos artísticos não seguem normas ou regras, transmitindo apenas as idéias e sentimentos de seu artista, de maneira pessoal e pode ter diferentes interpretações e significados. Não transmite quantificação das dimensões ou ênfase em detalhes.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
Nocomeço do processo, o engenheiro ou o projetista imagina a peça ou o objeto a ser feito, e elabora um esboço dele. O esboço é um rascunho do material a ser desenvolvido, um desenho técnico a mão livre, que servirá como base para a elaboração e execução do desenho preliminar. O desenho preliminar serve para a aprovação do projeto, podendo sofrer ainda modificações e alterações para a adequação doprojeto. Após devidamente aprovado e liberado sua execução, o desenho passa por um desenhista técnico, ou outra pessoa e setores competentes para a elaboração do desenho técnico definitivo, que conterá todos os elementos necessários para a sua compreensão. Estas etapas são feitas representando o objeto de duas formas distintas. São elas:
Perspectivas, que é a técnica de representação do objeto emespaço tridimensional para uma superfície plana, fazendo com que a imagem obtida se aproxime daquela que vemos.
Vistas Múltiplas, baseada no conceito de projeção ortogonal e possui uma gama muito grande de informações, permitindo visualizar imediatamente o objeto representado.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regrase convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.
O principal órgão regulamentador de normas é a ISO (International Organization for Standardization), e serve como base para elaborar também as normas aqui regidas e controladas pela ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Aqui relato alguns institutos de normas técnicas de outros países, todos baseados na norma ISO

ASA = Americam Standart Association (Estados Unidos)
JIM = Japan International Norm (Japão)
DIN = Deutsche Indrustrie Normen (Alemanha)

Passo 3
Leia o capítulo 3 do PLT e responda aos questionamentos pertinentes a esse capítulo:
a) Descreva qual é oprincipal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.
Tem como objetivos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade. É normalizado pela ABNT 14699, que diz o seguinte:
“Esta Norma fixa as condições exigíveis de proporções e dimensões para representação gráfica de símbolos de tolerância geométrica em desenho técnico.”

b) A norma ISO128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.
São elas do tipo A, Continuo grosso, para arestas visíveis ou tipo E, que é interrompido grosso para arestas invisíveis, ou do tipo F, que é fina, também utilizada em arestas invisíveis
c) A utilização crescente de...
tracking img