Atps de sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Anhanguera de Santo André
UniA santo André S.P
Engenharia de Produção 1º semestre de 2012
Coordenador do curso: Professor Gervásio Salvador
Professor de Química: Marcelo Cunha

ATPS DE QUÍMICA 2ª PARTE

Sustentabilidade do alumínio e cálculos estequiométricos

Célio Alberto Vaz da Silva RA: 5800142728
Diego PeretoRA: 5863167117
Gilmar Aparecido de Moraes RA: 5658133319
José Marcos Evangelista de Souza RA: 5883182398
Leonardo Silva das Neves RA: 5658129940
Magna Teixeira Gomes RA: 5670154235
Marcelo José de Lima RA: 5650100812

Santo André 30 de Novembro de 2012
Sustentabilidade do alumínio
No Brasil, atualmente existe muitasempresas que fabricam o alumínio. Algumas dessas estão engajadas não só no produto, mas em todo o seu processo de fabricação, desde: a extração, e as consequências destas etapas do inicio ao fim.
A conservação dos recursos naturais, da biodiversidade e a gestão ambiental de resíduos, efluentes e emissões são dois temas estratégicos para as companhias que estão em constante evolução, demonstrando ocompromisso da empresa em proteger a natureza, e deixar para as atuais e futuras gerações um exemplo de conservação.
A partir da produção e do gasto em que é tomado para se obter o metal. Pensa-se também em formas de economizar. Transformando a reciclagem num novo método de sustentabilidade. Tendo também uma força maior como consciência de proteger e reciclar em vários meios.
A reciclagem dometal é obtida de varias formas de grupos: pelos catadores, escolas, pequenas cooperativas, e a própria empresa. Com isso gerando empregos, o que é um dos principais fatores.
E pela economia que a empresa gera na reciclagem, vem dando muito certa essa nova mentalidade sustentável.


A reciclagem do alumínio
A reciclagem de alumínio no Brasil é uma atividade. Com a implantação da indústria doalumínio, a produção, e a reciclagem do metal foi intensificada, registrando volumes cada vez maiores.
A sucata de alumínio pode ser empregada na fabricação de itens para serem aplicadas em vários segmentos, como os de embalagens, construção civil, indústria automotiva, e etc. Essa é a grande vantagem, ele pode ser reaplicado em diferentes segmentos, gerando ganhos para todo o ciclo de suareciclagem.
Entre os países em que a atividade não é obrigatória por lei, o Brasil chega a reciclar cerca de 95% de alumínio. O país lidera a reciclagem de latas em comparação a outros países, como: no Japão, 92,6% da reciclagem de latas; Argentina (91,1%) e Estados Unidos (65,1%) e outros países europeus, que cuja existe lei para a reciclagem do material.
No Brasil, os altos níveis dereciclagem estão mais associados ao valor das matérias-primas e pelo seu alto nível de pobreza e desemprego do que à educação e à conscientização ambiental.
Nos Estados Unidos o índice de reciclagem é baixo, por ser um país mais desenvolvido e não ter muitas pessoas vivendo em extrema pobreza comum por aqui, no Brasil até é uma questão de necessidade para muitos.

Texto reproduzido para pesquisa porseguinte site

http://www.infoescola.com/quimica/eletrolise-ignea/

A obtenção do alumínio se dá a partir do minério de bauxita (Al2O3 . 2 H2O) por redução eletrolítica. Basicamente, são necessárias de 5 t de bauxita para produzir 2 t de alumina e 2 t de alumina para produzir 1 t de alumínio pelo processo de redução.
A voltagem de cada uma das cubas, ligadas em série, varia de 4 V a 5 V, dosquais apenas 1,6 V são necessário para eletrólise.
A bauxita é purificada e dissolvida em criolita fundida (Na3AlF6) e eletrolisada numa temperatura de 1000°C.
O ânodo é formado por barras de grafita submergidas na mistura fundida. O cátodo é uma caixa de ferro coberta de grafita.
O alumínio líquido forma-se no cátodo.

Equação estequiométrica

1ª) No...
tracking img