Atps de sistemas operacionais etapa 3 e 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL Campus Campo Limpo - Sistemas de Informação e TADS 1º Semestre Sistemas Operacionais


ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS “ATPS – Etapas 1 & 2”

SÃO PAULO – SP – 21/04/2012

ETAPA 1 - Aula tema: Conceitos básicos SO: hardware e software, concorrência.

Passo 1: Leia o texto a seguir:

A ideia básica da computação em nuvem é que os aplicativos, bases de dados,todo o processamento seja realizado remotamente como serviços disponíveis na Internet. Uma evolução natural deste tipo de pensamento é a substituição do próprio SO por uma versão online. SOs totalmente online levariam a necessidade de reavaliação do processo de desenvolvimento de softwares, assim como a forma como seriam usados. Um exemplo da aplicação de algumas das funcionalidades da computaçãoem nuvem tem sido explorado pelos sistemas de desktop online. Apesar de não ser ainda um exemplo completo do conceito de SO online, essa classe de aplicativos serve como uma boa plataforma para experimentar as possíveis funcionalidades de sistemas rodando inteiramente na nuvem. Esta etapa procura verificar a extensão da aplicabilidade desta abordagem no cotidiano do profissional da área decomputação. Passo 2 e Passo 3: Glide OS 1- Como funciona o aplicativo? R= O aplicativo funciona através de cadastro, usuário senha para permitir acesso ao sistema online, para cada aplicativo é aberto uma na página (guia). O sistema Glide OS oferece diversas pastas para que um arquivo seja salvo de acordo com a sua extensão, porem o glide só salva no diretório “docs” não sendo possível salvar no diretório“desktop”. Ele só possui uma opção de idioma o Inglês, sua interface é semelhante ao do Windows da Microsoft. Disponibiliza 30 GB para até 6 usuários na versão gratuita, para quem é assinante do sistema Glide OS é cobrado um valor mensal US$4,95 porem caso o usuário queira fazer um pacote anual é cobrado o valor de US$49,95 ambos com capacidade de armazenamento 250GB para até 25 usuários.

2- Quetipo de funcionalidades são implementadas? R= Sua calculadora não permite o uso do teclado, o editor de texto é semelhante à de o Windows, e também só permite arquivos em HTML, possui um programa parecido com o paint, editor de paginação de web. Existe também um editor de fotos, slides e programa de reprodução de áudio entre outros. Esse sistema não permite download, apenas upload de arquivos. 3-É possível instalar novos aplicativos? R= No Glide OS não são possíveis à instalação de novos aplicativos. 4- Comparando com um SO tradicional, quais as vantagens e desvantagens que o SO online apresenta. R= Vantagens: o usuário pode acessar os arquivos salvos nele em qualquer computador conectado a rede, possibilitando uma flexibilidade na hora de abrir os arquivos, pois o usuário não fica “preso”a uma maquina específica. Desvantagens: é que ele não tem navegador próprio na versão gratuita. OOS 1- Como funciona o aplicativo? R= O OOS também necessita de cadastro usuário senha e logo na tela de login já é oferecido três opções de idioma (Inglês, Espanhol e Alemão), permite download do YouTube através da URL do vídeo e disponibiliza 10 MB de armazenamento on-line e também permite Up-Load, abase do OSS é o Windows XP. 2- Que tipo de funcionalidades são implementadas? R= Seu editor de texto oferece três tipos de extensões de arquivos (Textfile, HTML e Java script), sua calculadora utiliza o teclado diferente do concorrente Glide OS, o editor de imagem somente edita não cria as imagens, possui um aplicativo que realiza a leitura de arquivos em PDF e outro para a leitura de arquivos deáudio. 3- É possível instalar novos aplicativos? R= O OOS não disponibiliza a instalação de novos aplicativos.

4- Comparando com um SO tradicional, quais as vantagens e desvantagens que o SO online apresenta. R= Desvantagens: Possui somente os aplicativos essenciais, deixa a maquina pesada devido à busca de informações em outro servidor. Vantagens: Por ser baseado no Windows XP fica...
tracking img