atps de sistemas operacionais 2 etapa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
2. ETAPA 2

A virtualização permite que em uma mesma máquina (hospedeira) sejam executados simultaneamente dois ou mais ambientes distintos e isolados. Esse conceito de Virtual Machine (VM) remonta aos antigos mainframes, que deviam ser compartilhados por vários usuários em ambientes de aplicação completamente diferentes.
Modelo de Virtualização Atual.


         Fonte:http://processamentodigital.blogspot.com.br/2010_06_15_archive.html .
Último acesso: 03/04/2012
A seguir, apresentaremos dois aplicativos de virtualização denominados VMWare Server e Xen Server. A partir do conceito destes dois sistemas, serão elaborados comparativos individuais e em conjuntos.

2.1 VMWare Server

O VMWare é o mais popular sistema de virtualização para a arquitetura x86. Sua infraestrutura devirtualização fornece softwares que vão desde ambientes desktop a ambientes para data centers. Os produtos disponibilizados dividem-se em três categorias:
    ▪ Gerenciamento e automação;
    ▪ Infraestrutura virtual;
    ▪ Plataformas de virtualização.
O VMWare é executado como se fosse um programa, no espaço de aplicação, dentro de um sistema operacional hospedeiro que fica responsável pela abstração dosdispositivos que serão disponibilizados para o sistema operacional visitante (VM). Para ter acesso mais rápido aos dispositivos, o VMWare instala um driver especial que permite contornar o problema de suportar um amplo conjunto dedispositivos para a arquitetura x86.
Entre os produtos fornecidos pela VMWare, podemos encontrar o VMWare nas versões Workstation, Server, Fusion e Player, que sãoplataformas de virtualização que necessitam de um sistema operacional hospedeiro. São bastante utilizados em modelos desktops para usuários domésticos e para pequenas empresas.
No entanto, há outra plataforma, o VMWare ESX, que é por si mesma, um sistema operacional hospedeiro. Este sistema apresenta desempenho melhor que os demais, mas reduz a portabilidade, já que necessita de instalação física em umcomputador específico, que posteriormente hospedará as máquinas virtuais (VM).
Na arquitetura do VMWare, a virtualização ocorre a nível de processador. As instruções privilegiadas a serem executadas são capturadas e virtualizadas para depois serem administradas e gerenciadas pelo Virtual Machine Monitor (VMM), enquanto que as outras instruções são executadas diretamente no processador hospedeiro.
Osrecursos de hardware também são virtualizados. O suporte para estes dispositivos é fornecido pelo próprio sistema operacional hospedeiro. Para ter acesso aos dispositivos, o VMWare instala um driver para estes dispositivos, chamado VMDriver. Este driver põe a placa de rede em modo promíscuo, recebendo todos os quadros ethernet, e cria uma ponte (bridge), que encaminha os quadros para o sistemahóspede ou para a máquina virtual especificada.



2.2 Xen Server

O Xen é um dos mais populares exemplos de virtualização e trabalha na mesma forma que o VMWare como o próprio sistemahospedeiro, não necessitando de um outro sistema operacional como base.
Alguns dos sistemas suportados pelo Xen são Linux, FreeBSD e Windows XP. A tecnologia de virtualização provida pelo Xen difere da tecnologia doVMWare. O Xen segue o conceito da para-virtualização, que fornece um conjunto de abstrações (processador virtual, memória virtual, rede virtual, etc.) sobre o quais diferentes sistemas podem ser portados. As abstrações não são necessariamente similares ao hardware da máquina física hospedeira.
Para entender como o Xen implementa a virtualização, é importante salientar dois conceitos: o de domínio e ode hypervisor.
Os domínios são as máquinas virtuais do Xen. Essas podem ser de dois tipos: privilegiadas (domínio 0) e não privilegiadas (domínio U).
Já o hypervisor é o responsável por controlar os recursos de comunicação, de memória e de processamento das máquinas virtuais, mas não possui os drivers para manipular os dispositivos diretamente. Quando a máquina hospedeira é iniciada, uma...
tracking img