atps de siecias sociais

6160 palavras 25 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP
PÓLO: CAXIAS-MA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS

ATPS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROFESSOR EAD: MARIA MARICIANE MORES NUNES
TUTOR EAD: CASSIANA NAVARRETE NÉRIS

ATPS DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CARLOS ANTONIO ALMEIDA MIGUELISTA – RA: 438365
EUDES BARROS CORREA JUNIOR – RA: 442979
FRANCISCO COSME DUTRA NETO – RA: 436605
GUTEMBERGUE DA SILVA ELIAS – RA: 413376

CAXIAS – MA
NOVEMBRO DE 2013
ETAPA 1 - SIGNFICADO DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE
CULTURA:
Desenvolvimento intelectual; saber, utilização industrial de certos produtos naturais; instituições; costumes e valores de uma sociedade (Silveira Bueno, minidicionário da língua portuguesa).
O que é Cultura? Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que em cada País tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores.
A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira. No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso que reflete uma característica do povo português: o Saudosismo.
Cultura, na língua latina entre os romanos, tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção. E ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura da soja, a cultura do arroz, etc.
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a

Relacionados