Atps de recursos humanos etapa 1 e 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Etapa
Passo 1

De acordo com Scare e Martinelli, a negociação é um conceito em contínua formação, o qual está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. No entanto, para esse autores houve uma mudança de foco no objetivo do ato de negociar ao longo da história. No passado, o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos, atualmente esse mesmo negociador busca umrelacionamento duradouro e contínuo, para que a médio e longo prazos todos os envolvidos na negociação atinjam os benefícios pretendidos.
Scare e Martinelli (2001)De acordo com Junqueira Negociação e o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveramoportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.
Junqueira (2003a), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costacurta (MVC).
Segundo os professores, é a relação de compra e venda de um determinado produto onde não há interesses divergentes entre as partes. É, também, a decisão de duas ou mais pessoas que tratam algode seus respectivos interesses sem qualquer questionamento. O sucesso na negociação é 20% de inspiração, 80% de transpiração e muita vontade das partes envolvidas.
Prof. Luiz Henrique Mourão Machado e Prof. Mauricio Faganelo (2008).
Segundo Pessoa, negociação é um processo através do qual os grupos ou as pessoas envolvidas, com o objetivo de construir uma relação duradoura, se deslocam de suasposições originais no sentido de alcançar a satisfação percebida de suas mútuas necessidades.
Fayol também enumerou as 6 qualidades de um administrador. Atenção para estas qualidades que valem ainda hoje no mercado globalizado altamente competitivo:

BOM ESTADO FÍSICO CULTURA GERAL
CAPACIDADE INTELECTUAL EXPERIÊNCIA
VALORES MORAIS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Todavia, talveza maior contribuição de Fayol à ciência administrativa tenham sido os 14 Princípios Gerais da Administração que, apesar de alguma contestação, servem de guia básico para todos os que desejam gerenciar com sucesso:

01. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.
02. Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens eo poder de esperar obediência, responsabilidade é uma consequência natural da autoridade. Ambas devem estar equilibradas entre si.
03. Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.
04. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.
05. Unidade de direção: uma cabeçaé um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.
06. Subordinação de interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.
07. Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.
08. Centralização: refere-se a concentração da autoridadeno topo da hierarquia da organização.
09. Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo. É o princípio de comando.
10. Ordem: um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.
11. Equidade: amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.
12. Estabilidade e duração (num cargo) do pessoal: a rotação tem umimpacto negativo sobre a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer num cargo tanto melhor.
13. Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar seu sucesso.
14. Espírito de equipe: harmonia e união entre as pessoas são grandes forças para a organização.
Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo. Sua visão é mais gerencial com...
tracking img