Atps de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS

COMPOSTOS INORGÂNICOS E LIGAÇÕES QUIMICA

Disciplina: QUÍMICA Turma 2ºB

Professor:

| |

BRASILIA 01/12/2011

Aula-tema: Compostos inorgânicos e ligações químicas
Esta atividade é importante para que você possa reconhecer e valorizar a hidrosfera (mar) como fonte de materiais úteis para o ser humano; identificar e representaruma ligação iônica; distinguir a classe dos compostos que podem ser produzidos a partir do cloreto de sódio extraído da água do mar.
Para realizá-la é importante seguir os passos descritos:

1º Passo
Pesquisar como é realizada a obtenção do cloreto de sódio (sal de cozinho) a partir
da água do mar e sua utilização como matéria-prima em processo produtivo
(indústrias)?
O sal éproduzido através de um processo contínuo de evaporação da água do mar, que é bombeada com aproximadamente 3,5% de sais totais dos quais ¾ são cloreto de sódio. Para cada tonelada de sal produzida, utiliza-se aproximadamente 45m³ de água do mar que foi inicialmente bombeada, que vai fluindo pelos diversos evaporadores e paulatinamente aumentando sua concentração de cloreto de sódio. Ao atingir o últimoevaporador, a salmoura já se encontra maturada e preparada para alimentar os grandes cristalizadores onde, durante os meses de junho a janeiro de cada ano, o sal é precipitado. O sal é colhido mecanicamente ou manualmente, lavado com salmoura saturada e empilhado nas áreas de estocagem, onde aguardará para ser comercializado. Cloreto de sódio para uso industrial é obtido por processos maiscomplexos e cuidadosos que incluem etapas como as seguintes:
Evaporação e concentração da salmoura por evaporação da salmoura de NaCl em instalações de duplo e simples efeito. Nas plantas deste processo, que incluem a produção conjunta de carbonato de sódio a fonte do vapor necessário é, na quase totalidade, obtido por um recuperador de vapor, dos líquidos quentes provenientes da fabricação de carbonatode sódio.
Decantação e centrifugação dos cristais obtidos de cloreto de sódio, quando a suspensão de cristais obtida é decantada e separa-se a fase líquida ("águas mães"). A fase mais densa é centrifugada, sendo separadas as restantes águas mães e obtém-se o cloreto de sódio úmido, com teor de água de 2 a 3%.

2º Passo
Descrever quais são os principais produtores do sal de cozinha no Brasil?No Brasil, os principais estados produtores são o Rio Grande do Norte, no chamado Pólo Costa Branca; e o Rio de Janeiro, na chamada Região dos Lagos. Nestes estados o sal marinho é obtido através do bombeamento da água do mar para salinas formadas por tanques de evaporação a céu aberto. Depois que a água evapora, o sal que resta no fundo é raspado, empilhado e conduzido às refinarias.

3ºPasso
A partir da pesquisa realizada no passo 1 responda

a) O nome e a fórmula de 5 substâncias que podem ser produzidas a partir
do cloreto de sódio extraído da água do mar ?

HCLO (Ácido Hipocloroso)
ClO2 (Dióxido de Cloro)
CHCL3 (Clorofórmio)
CCl4 (Tetracloreto de Carbono)
HCl (Acido Clorídrico)

b) Quais indústrias utilizam matérias-primas obtidas a partir do cloreto de
sódio?
Asindústrias de papel e celulose, química e petroquímica, alumínio, construção civil, sabões e detergente, têxtil, metalúrgica, tratamento de água, etc.

4º Passo

Ler o capítulo 4 do PLT (compostos iônicos páginas 63-70) e responda as questões a seguir:

a)Explique por que o cloreto de sódio é um composto iônico?

Porque ele é formado por cátions e ânions. Para que haja a formação decloreto de sódio, um átomo de sódio deve perder um elétron e assim, tornar-se um cátion, e doá-lo para um átomo de cloro, que desta forma, passa a ser o ânion cloreto. Ao tornar-se um cátion, o sódio passa a ter carga positiva, e o cloreto, ao tornar-se um ânion passa a ter carga negativa. Assim, como possuem cargas opostas, estes íons se atraem mutuamente. Então, o cloreto, Cl-, passa a...
tracking img