Atps de quimica etapa 1 e 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 1

Aula-tema Matéria, energia, transformações e substâncias.

PASSO 3
Identificar quais são as principais características físico-químicas doa alumínio. Pesquisar e justificar quais são as propriedades extensivas do alumínio.

O alumínio é metal macio, resistente e não é um material pesado. O alumínio não é tóxico como metal, não magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito.Possui um aspecto fosco e cinza prateado, devido a uma fina camada de óxido que se forma rapidamente quando exposto ao ar. Sua densidade é de praticamente um terço do aço ou cobre. É muito maleável e apto para a mecanização e fundição, além de ser resistente à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. É o segundo metal mais maleável, e o sexto mais dúctil. Muito utilizado empanelas de cozinha, por ser um bom condutor de calor.
O Al símbolo do conhecido alumínio, é um elemento químico de número atômico 13, treze prótons e treze elétrons, com sua massa atômica de 27 u. Sendo o elemento metálico mais encontrado da crosta terrestre e que em temperatura ambiente é sólido. Sua condutividade elétrica, leveza, baixo ponto de fusão e resistência à corrosão, lhe conferem grandesvariações onde ele pode ser utilizado, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo dereciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário.







PASSO 4
Escrever um texto justificativo sobre como o alumínio é encontrado na natureza, relacionando suas principais características com a produção de objetos para o dia a dia. Incluir nesse texto as respostas do passo 3 desta tarefa .

O alumínio encontrado na natureza é retirado a partir da bauxita, minério que pode serencontrado em grupos climáticos o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. Para ser aproveitável para a produção de alumínio seja economicamente viável a bauxita deve apresentar no mínimo 30% de alumina. Mineração, Refinaria e Redução são os processo de obtenção de alumínio primário. O alumínio é um metal precioso, ele está em todas as coisas e mesmo assim não pode ser encontrado na natureza em seuestado puro.
Sua obtenção depende de etapas de processamento até chegar ao estado em que o vemos normalmente, pois alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre. O procedimento mais utilizado é o Bayer. Esta é primeira etapa até se chegar ao alumínio metálico. A refinaria é a fase do processo que transforma a bauxita em alumina calcinada.
O alumínio é utilizado devários modos, na fabricação de latas de refrigerante, panelas, vidros laminados à prova de bala, motos aeronaves e muito mais. O grande aumento no consumo de alumínio é a prova do que este metal significa na indústria moderna. É o mais importante dos metais não ferrosos e está entre os mais consumidos anualmente. O alumínio possui suas vantagens, que permitem diversas aplicações. Por isso, o metal é umdos mais utilizados no mundo todo. Material leve, durável e bonito. Com essas propriedades superiores na maioria das aplicações, o alumínio ganha também competitividade nos produtos. Em função dos inúmeros atributos que este metal incorpora.








ETAPA 2

Aula – tema: ligações químicas e compostos inorgânicos

PASSO 2
Discutir com os colegas da equipe, após a leitura do passoanterior, a frase “O aço pode ser substituído pelo alumínio”. Elabore um comentário, escrevê-lo e apresentá-lo ao professor o relatório do 1º bimestre.

Em certas ocasiões sim, o aço é substituído pelo alumínio por ser mais leve e ainda resistente e por suas propriedades a favor, não é tóxico como metal, não magnético, e não cria faíscas quando exposto a atrito. Com esses pontos positivos o aço...
tracking img