Atps de ppbi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O presente trabalho abordará brevemente os sentidos da visão, onde será destacado o estudo da visão, destacando a percepção, a sensação, a transdução, cones e bastonetes e o percurso da luz no corpo humano. Em seguida, apresentaremos uma síntese do filme “À Primeira Vista”, de Irwin Winkler, que conta a história de um rapaz deficiente visual.ABSTRACT
This paper will discuss briefly the senses of sight, where the study will be highlighted vision, emphasizing perception, sensation, transduction, and the track rods and cones of light on the human body. Next, we present a summary of the movie "At First Sight" by Irwin Winkler, who tells the story of a young visually impaired.


1. Introdução
Os principais sentidosdo corpo humano são o tato, o paladar, a audição, o olfato e a visão.
A visão é um desses sentidos fundamentais que permite aos seres vivos aprimorarem sua percepção de mundo.
Por sua vez, a visão é composta por dois sentidos, sendo o cone (responsável pela cor que enxergamos) e os bastonetes (responsáveis pela percepção da luminosidade).
A transdução pode ser definida como uma estrutura quereconhece estímulos do ambiente interno ou externo do organismo.
Já, a percepção e a sensação são processos distintos, mas que ocorrerem simultaneamente e em um processo contínuo.



2. Referencial teórico
2.1 Sensação e Percepção

Há 2.400 anos, Platão observou que nós percebemos os objetos através dos sentidos. Para construir o mundo exterior no interior de nós mesmos, precisamosdetectar a energia física do meio ambiente e depois codificá-la em sinais neurais (um processo chamado sensação). Precisamos também selecionar, organizar e interpretar nossas sensações (um processo chamado percepção). (MYERS, 2006)
Myers (2006), diz que:
Para apresentar o mundo em nossas cabeças, devemos detectar a energia física do ambiente e codificá-la como sinais neurais, um processo denominadotradicionalmente sensação. E temos de selecionar, organizar e interpretar nossas sensações – um processo chamado percepção. Em nossas experiências quotidianas, sensação e percepção combinam-se em um processo contínuo.
Alves (2002) descreve a sensação como:
... um processo fisiológico de ligação do organismo com o meio, através dos órgãos sensoriais e consiste na transmissão de um influxonervoso (corrente elétrica que percorre os nossos nervos) desde o órgão sensorial até o centro de decodificação. Realiza-se pela ação de um estímulo específico sobre um receptor que é apropriado para o receber. Assim, por exemplo, os olhos recebem estímulos luminosos, os ouvidos estímulos sonoros, etc.

Já a percepção é uma configuração e organização desses elementos em nossa mente integra nasnossas experiências passadas, ligando e filtrando-os através dos fatores de significado que a linguagem que cada um já criou. (ALVES, 2002)


2.2 Transdução

Segundo Myers (2006), a transdução sensorial é o processo pelo qual nossos sistemas sensoriais convertem a energia do estímulo em mensagens neurais.
Ainda para o mesmo autor nossos olhos, recebem energias luminosas e coordenam umasurpreendente proeza: eles operam a transdução da energia em mensagens neurais que o cérebro, então, processa naquilo que nós vemos. (MYERS, 2006).

2.3 O percurso da luz em nosso corpo

A luz entra no nosso corpo através dos nossos olhos, pela córnea; a luz então passa através da pupila, uma abertura pequena e ajustável. O tamanho da pupila e conseqüentemente a quantidade de luz que entra no olho éregulado pela íris. A íris ajusta a entrada de luz por meio de sua dilatação e constricção, em resposta à intensidade da luz. Atrás da pupila está o cristalino, que focam os raios que entram em uma imagem sobre a superfície posterior do olho. A superfície do globo ocular, sensível a luz,onde os raios luminosos é um tecido com múltiplas camadas, denominado retina onde é formado a imagem. (MYERS,...
tracking img