Atps de pisicologia1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1
http://www.culturabrasil.pro.br/freud.htm
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=002
http://geniosmundiais.blogspot.com.br/2006/01/biografia-de-sigmundfreud.html
http://www.educacional.com.br/glossariopedagogico/verbete.asp?idPubWiki=9580
http://www.webartigos.com/artigos/contribuicao-da-psicanalise-freudiana-na-educacao/20341/http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080715195306AA2waqA
http://oer.avu.org/bitstream/handle/123456789/190/Introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A1%20Psicologia%20Geral.pdf?sequence=1

Singmund Freud e suas contribuições para a Educação

Sigmund Freud, nasceu em1856 em Frieberg, território pertencente à Áustria, filho de família judaica, Freud aos 4 anos muda-se para Viena e lá vai passar a maior parte de sua vida, somente aos 82 anos queele vai morar em Londres e lá que aos 82 anos morre. A vida colegial foi um marco fundamental para a vida de Freud, ora, desde novo que devido ao seu alto grau de inteligência, as expectativas depositadas no futuro desse garoto foi muito grande, não só pelos seus familiares, como também pelo próprio Freud, onde ele mesmo reconhecia a sua sapiência e consagrava os seus estudos como uma forma denão cair em uma mediocridade intelectual no futuro, justamente por isso que ele dedicava-se aos estudos antes, durante e depois do tempo em que ia escola. A educação foi fundamental para a vida do jovem Sigmund Freud, além de seu gosto pelos estudos, ele também tinha em sua mente que somente por esse caminho que uma pessoa pertencente a uma família de recursos econômicos pequenos poderia ascendersocialmente e culturalmente, a fim de frequentar os grandes círculos sociais vienenses. Ao se formar em medicina, se especializou em doenças mentais, onde atuou como neurologista estando em um campo onde a clientela sofria as chamadas doenças nervosas psicoses, neuroses, esquizofrenia, e histerias. Nessa época os tratamentos estavam centrados em eletroterapia, massagens, hidroterapia ou até mesmo ahipnose. Diga-se de passagem, que é válido destacar essa ultima forma de tratamento, uma vez que, foi a que Freud mais adotou, antes da criação da psicanálise. Dr. Freud se destacou muito dos demais profissionais de sua área, devido à notória preocupação em além de descrever e classificar os sintomas que estava os seus pacientes, buscava também as causas reais de tais enfermidades. Atuando assimcomo um arqueólogo da mente em suas consultas, sempre anotando e estudando essas doenças. Com isso, ele destacou os seguintes pontos iniciais nesses estudos sistemáticos sobre a mente humana:
* Existe uma relação entre o trauma (fato desencadeante) e os sintomas, embora o paciente na maioria das vezes não se lembre desses traumas na maioria das vezes (por isso que ele usou muito da hipnose emseus tratamentos).
* O fator desencadeante teria sido reprimido pela pessoa e afastado da consciência, devido à natureza insuportável do trauma.
* A vida sexual geralmente está presente em tais traumas, devido a impossibilidade de se descarregar idéias de conteúdo sexual pelo diálogo constante, uma vez que há uma repressão social muito grande a respeito de certos assuntos.
* O egoexpulsa alguns assuntos insuportáveis para fora da consciência, a fim de proteger o aparelho psíquico de perturbações perigosas à integridade.
 Freud foi o pai da psicanálise, e fez o nosso primeiro aparelho psíquico, com as divisões do inconsciente, pré- consciente e consciente, e logo após, chegou a conclusão de outro aparelho psíquico, o id, ego e super. ego. Id funciona como o inconsciente, o egocomo consciente e o super. ego, funciona como uma sensura, ligada as leis morais.
Freud também dividiu o nosso desenvolvimento em fases, e achava que era emocional. Era dividido em fases :
fase oral- criança coloca tudo na boca
fase anal- produção individual( fezes da criança)
fase falica- descobrimos que o nosso corpo nos prazer,periodo de latencia(piaget)- há um intervalo na vida...
tracking img