Atps de meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Responsabilidade Social e Meio Ambiente














ALGUMAS FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL.

Método SGA
Por ser sistêmico, o SGA integra alguns fatores que, juntos, lhe darão consistência e servirão deembasamento para garantir a obtenção de Qualidade Ambiental. Dessa forma, a estruturação de um SGA pode ser compreendida Por algumas etapas básicas, de acordo com Moura (2008):
POLÍTICA AMBIENTAL
– estabelece uma linha de conduta para toda a empresa.
Ou seja, ela descreve as intenções da Alta Direção, em manter a qualidade ambiental.
PLANEJAMENTO ADEQUADO
– é definido a partir de uma revisãosobre a
situação atual da empresa. A importância dessa etapa está no fato de que, é através dela que
os impactos ambientais prioritários são identificados e, conseqüentemente, as medidas
mitigadoras ou solucionadoras são propostas pela figura dos Planos de Ação.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
– a existência de um elevado nível de educação ambiental está diretamente relacionada com o sucesso ematingir bons resultados. Visto que, pessoas bem preparadas tecnicamente representam um atalho para alcançar um satisfatório desempenho ambiental, em uma empresa.
MODO DE TRABALHO
– a integração harmônica dos grupos de trabalho permite que haja, juntamente com uma boa estruturação de procedimentos e instruções de trabalho, uma eficiência nos resultados esperados.
VERIFICAÇÕES
– é preciso acompanharo andamento das ações propostas nos Planos Ambientais para que algumas variáveis importantes sejam constantemente monitoradas, de forma que se assegure o desempenho adequado do sistema estabelecido.

Zoneamento de risco de inundações:
A maioria dos problemas ambientais e econômicos de uma região tem sua origem na falta de planejamento baseado no conhecimento das dinâmicas ambiental esocioeconômica. Observa-se que a gestão das águas se apresenta complexa, visto que a água é ambiente de sobrevivência de diversas espécies, incluindo o homem. Para enfrentar os problemas que envolvem os recursos hídricos, a Agenda 21 e concomitantemente o Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (leis n.º 7663 e 9034, de 27 de dezembro de 1994) recomendam a utilização de abordagemintegrada envolvendo a bacia de drenagem, isto é, uma avaliação significativa de como ocorrem as relações entre meios bióticos e abióticos de uma bacia e seus recursos hídricos.
Zoneamento Ambiental como Ferramenta de Apoio à Decisão no Planejamento Ambiental
Os mapas tem sido utilizados historicamente como fonte primária de informação representando de forma gráfica o registro e análisede determinada paisagem, constituindo suporte para o planejamento. Deste modo, o
Zoneamento Ambiental representa a espacialização da questão ambiental, levando em conta as dimensões natural e sócio-econômica e buscando a compatibilização entre o desenvolvimento econômico e qualidade ambiental. Constitui uma ferramenta de planejamento e gestão do ambiente, caracterizadopelo ordenamento, em áreas homogêneas, de zonas que possuem o mesmo potencial de uso ambiental. Este trabalho tem por objetivo elaborar um Zoneamento Ambiental para o município de Campestre da Serra/RS, mostrando as atividades que podem ou não ser desenvolvidas através da utilização de material cartográfico, imagem de satélite e informações complementares.Através do cruzamento de um conjunto de mapas, obteve-se o Zoneamento Ambiental, onde foram definidas zonas de planejamento. A metodologia empregada permitiu obter um conjunto de informações georreferenciadas, possibilitando a caracterização do município e fornecendo diretrizes para a política ambiental visando o uso sustentável dos recursos naturais.

ANÁLISE DA FRAGILIDADE...
tracking img