Atps de mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Engrenagens cônicas



[pic]










[pic]


Cônicas com naylon


[pic]


Cônica espiral














































Engrenagenss retas






[pic]






[pic]





Retas
[pic]Ver artigo principal: Engrenagem dedentes retos

Os dentes são dispostos paralelamente entre si em relação ao eixo. É o tipo mais comum de engrenagem e o de mais baixo custo. É usada em transmissão que requer mudança de posição das engrenagem em serviço, pois é fácil de engatar. É mais empregada na transmissão de baixa rotação do que na de alta rotação, por causa do ruído que produz.










Engrenagens hipoides[pic]


As engrenagens hipóides são um tipo de engrenagem cônica espiral em que o eixo não faz interseção com o eixo daengrenagem tipo pinhão. A principal aplicação de uma engrenagem hipóide está na unidade diferencial de um veículo de rodas, onde o eixo de transmissão deve estar em um ângulo direito com as rodas. Os dentes helicoidais em uma engrenagem hipóide produzem menosvibração do que uma engrenagem com dentes de corte reto. Os modelos de engrenagens hipóides são fabricados em pares e devem ser substituídos aos pares.








Engrenagens hipóides são suprimentos geralmente mais fortes e mais silenciosas do que uma engrenagem espiral cônica comum. Estes suprimentos também podem lidar com uma maior taxa de redução. Os dentes de uma engrenagem hipóideexperimentam algum deslizamento, causando fricção. Isto significa que uma engrenagem hipóide requer o uso de óleos lubrificantes especiais, que vão lubrificar a engrenagem sob pressão muito alta.
O maior deslocamento na engrenagem hipóide aumenta seu torque em detrimento da eficiência. O uso mais comum das engrenagens hipóides é na tração traseira de veículos, especialmente caminhões. Designers deautomóveis modernos tendem a valorizar a maior eficiência de uma engrenagem espiral cônica ordinária. O maior torque de uma engrenagem hipóide é mais benéfico em caminhões maiores.

















































Engrenagens de cremalheiras


É uma barra de dentes destinada a engrenagens. Assim pode se transformar ummovimento de rotação em movimento retilineo ou vice-versa






[pic]














[pic]


[pic]






Parafuso sem fim


[pic]


[pic]


Engrenagens de parafuso sem fim.

Engrenagens sem-fim são usadas quando grandes reduções de transmissão são necessárias. Esse tipo de engrenagem costuma ter reduções de 20:1,chegando até a números maiores do que 300:1. Muitas engrenagens sem-fim têm uma propriedade interessante que nenhuma outra engrenagem tem: o eixo gira a engrenagem facilmente, mas a engrenagem não consegue girar o eixo. Isso se deve ao fato de que o ângulo do eixo é tão pequeno que quando a engrenagem tenta girá-lo, o atrito entre a engrenagem e o eixo não deixa que ele saia do lugar. Essacaracterística é útil para máquinas como transportadores, nos quais a função de travamento pode agir como um freio para a esteira quando o motor não estiver funcionando.





















Helicidais




[pic]






[pic]


















































ETAPA 2FREQUENCIA DAS RELAÇAO (PERIODO X ANGULAR)





Período (T) de um movimento circular uniforme (MCU) – definido como sendo o tempo que o móvel demora para efetuar uma volta completa (ciclo). Como o MCU é um movimento periódico, esse tempo é constante e representado pela letra (T).
[pic]
Assim, por exemplo, o período do ponteiro das horas de um relógio é 12h, o dos minutos, 1h ou 60minutos e o...
tracking img