Atps de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS- Administração Mercadológica

Etapa 01
Passo 02

Nome Empresarial: Companhia Brasileira de Distribuição

CNPJ: 47508411/0001-56

Situada na Rua Brigadeiro Luis Antonio, 3235 – São Paulo.

Seguimento de Porte/Tamanho

O Grupo Pão de Açúcar, que completou 60 anos em 2008, é hoje a maior empresa de distribuição do País com mais de 1.300 unidades, entre super e hipermercados,lojas especializadas, atacado e varejo (cash&carry), além de postos de combustíveis e drogarias. Ao se unir às Casas Bahia, a empresa passa a ser o maior empregador privado do País, com mais de 140 mil funcionários e mais de 1.800 lojas. A companhia mantém operações em 18 estados de todas as regiões do Brasil e Distrito Federal, totalizando mais de 2,8 milhões de m² de área de vendas. A Empresahoje é controlada por Abílio Diniz e pelo Grupo francês Casino.

Historia da Empresa

Em setembro de 1948 tem início a História do Grupo Pão de Açúcar. Em pouco mais de 60 anos, a empresa, que sempre manteve um olhar atento aos desejos dos seus consumidores, vai construindo sua história no Brasil.
Antes disso, em 25 de novembro de 1929, Valentim dos Santos Diniz, imigrante português,desembarca no Brasil, com um grande sonho que se materializava na construção de um negócio próprio e que viria a se concretizar 19 anos depois da sua chegada, como resultado de muito esforço e trabalho.
Com a experiência e recursos financeiros provenientes de seu trabalho no comércio de São Paulo, onde se instalou desde que chegou de Portugal, Valentim Diniz decide inaugurar a Doceira Pão deAçúcar. O nome, uma homenagem ao País que o acolheu, vem de um dos pontos turísticos mais importantes do país, a primeira paisagem admirada por ele em sua chegada de navio ao Brasil.

[pic] Na doceira já era possível observar a vocação da empresa em servir. Serviços de buffet e uma grande variedade em produtos artesanais faziam sucesso na cidade e logo o negócio cresceu, ganhando duas filiais,inauguradas em 1952.

O negócio cresceu e a cidade, que nessa época já apresentava nítidos sinais de modernidade, carecia de ambientes de compra mais adequados aos novos tempos. Idealizado pelo Sr. Santos, que teve seu filho primogênito, Abílio Diniz, à frente do projeto, foi inaugurado o primeiro supermercado Pão de Açúcar, localizado ao lado da Doceira matriz, na Avenida Brigadeiro LuizAntonio, no bairro dos Jardins. O sistema de auto-serviço passou a ser adotado e a necessidade em atender a crescente demanda populacional tornou-se foco, como modelo estratégico para evolução e aprimoramento do negócio.

1960 – Após a incorporação da cadeia Sirva-se, em 1965, a rede chegava a 11 lojas. No ano seguinte, é inaugurada em Santos a primeira loja fora da cidade de São Paulo. Em 1968,quando a rede já era composta por 64 lojas, foi criada a Divisão Internacional, fazendo com que as lojas do Grupo Pão de Açúcar (GPA) chegassem a Portugal, Angola e Espanha.

1970 – Na década de 70, o Grupo passou por uma grande expansão, com a aquisição da rede Eletroradiobraz e com a inauguração da primeira geração de hipermercados do país, as lojas Jumbo. Em 1978, as redes de supermercadosSuperbom, Peg-pag e Mercantil são adquiridas. E, em 1979, inaugura a rede Minibox, um conceito de lojas despojadas, com um número reduzido de itens e preços muito competitivos, direcionadas à população de baixa renda.

1980 – A diversificação dos negócios é marcada pela aquisição de cinco lojas do Bazar 13 e mais seis da rede Morita. Em 1980, são inaugurados os dois primeiros Superbox, um novoconceito de grandes depósitos de produtos alimentícios, que alcançou muito sucesso e logo se somaram mais nove lojas. Em 1989, O Grupo começa a atuar fortemente no cenário dos hipermercados de segunda geração com a criação das lojas Extra, que além de operarem com grandes áreas de vendas, oferecem tecnologia de ponta e uma grande variedade de produtos.

1990 – Para resgatar a eficiência perdida...
tracking img