ATPS de Literatura de Lingua Inglesa 2015 corrigida

1667 palavras 7 páginas
ETAPA 1

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA A FORMAÇÂO HUMANA A literatura é um instrumento de comunicação, pois transmite os conhecimentos e a cultura de uma comunidade. Literatura é a técnica de elaborar escritos artísticos, em verso ou prosa. A expressão Literatura vem do latim, “litteris”, seu significado é letras.
Sua finalidade é recriar o fato a partir da perspectiva do autor, baseando-se em seus sentimentos.
Assim como a música, a pintura e a dança, a literatura é considerada uma arte de compor textos e existem diversos tipos de produções literárias como: poesias, prosa, ficção, literatura de romance, portuguesa, popular e literatura de cordel. As obras literárias nos ajudam a compreender sobre nós mesmos e sobre as mudanças do comportamento do homem ao longo dos séculos. Não se pode confundir que a literatura é qualquer tipo de texto escrito em um livro, pois sabemos que não são todos os textos que são do feitio literário.

DIFERENÇAS ENTRE TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO: A grande diferença entre os textos literários e não literários consiste na sua função ou objetivo. O texto não literário tem como objetivo informar, esclarecer, explicar, ou seja, pretende ser útil ao leitor. O texto literário é frequentemente visto como um texto informativo, construído de forma especifica com linguagem clara e objetiva. Alguns exemplos são artigos científicos, noticias ou textos didáticos. Este é mais artístico, com uma função estética que tem como objetivo recreativo, provocando diferentes emoções no leitor. Assim, os textos literários nem sempre estão ligados á realidade (no caso da ficção) e muitas vezes são subjetivos, podendo existir diferentes interpretações de leitores distintos. Além disso, contém figuras de linguagem, sentido figurado e metafórico das palavras, que tornam o texto mais expressivo.

CARACTERÍSTICAS DO TEXTO LITERÁRIO:
Ficcionalidade:
Emoção:
Verossimilhança;
Subjetividade;

Relacionados

  • APOSTILHA DE ED
    62252 palavras | 250 páginas
  • 123Sobre
    105211 palavras | 421 páginas
  • Linha Guia Hiperdia
    54538 palavras | 219 páginas