ATPS de história da educação

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA


MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof: Jayme Gomes Monteiro

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA








Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e daPedagogia”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.





RIOGRANDE
Abril/2013
Objetivo da ATPS : elaborar um relatório com o título: Memória da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo.

Etapa 1
“ Somos feitos de tempo?”
Para discorrer sobre a questão, baseiem-se na afirmativa: “A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e orelato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.”
Leituras Sugeridas:
 GALZERANI, M. C. Bovério. Memória, História e Tempo: perspectivas teórico metodológicas para a pesquisa em Ensino de História. Cadernos do CEOM, ano 21,
n. 28. Disponível em:
.
Acesso em: 24 set. 2012.
 FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque Book,1984.
Compor texto com no máximo duas páginas A nossa história caminham juntas
Sem dúvida somos feitos de tempo somos a continuação de nossos antepassados tudo que fazemos comprova isso, nos nossos hábitos, na nossa rotina diária somos seres culturais ,embora negamos essa herança cultural mesmo sem perceber fazemos uso dela continuamente. Um exemplo disso é o ato de tomarmos café da manhã,claro antigamente era muito mais difícil tomar café, tínhamos que colher o café torra-ló moê-lo passar em um filtro de café que era de pano, hoje é bem mais fácil, usamos café solúvel ou a cafeteira que faz todo o trabalho, mas o hábito não se perdeu só foi encontrada uma maneira de agilizar este prazer matinal. Todos os acontecimentos do passado determinam o futuro às revoluções tanto industrial,tecnológicas, guerras determinaram mudanças no nosso dia-dia. Os conflitos nos permitiram sermos livres como somos, é claro temos algumas restrições, obedecemos a regras muitas vezes culturais impostas por ditadores e a cada dia mudamos essas regras, como por exemplo, o adultério antigamente era considerado crime, a moral estava acima dos direitos humanos à igreja castigava severamente a mulheradúltera, agora os direitos humano estão acima das regras religiosas. Nós fazemos parte da história, pois somos agentes de mudança temos este poder para mudarmos algo é necessário entendermos a nossa história. Cada lugar tem a sua história o nosso país segundo vário historiadores tem uma história contada com certo interesse dos nossos exploradores não sabemos nada da nossa história da visão dosíndios, dos negros, proletariado, na maioria do povo, até nos dias de hoje tudo é mascarado como nos comerciais dos políticos que mostram o ”belo” até isso é cultural. Um aspecto importante da história é que em cada lugar acontecem fatos diferentes e que cada historiador pode contar o mesmo fato por vários ponto de vista dependendo do interesse de cada um, seja ele político, econômico, mas acreditamosque a mais eficaz seria a informação que apenas relata os acontecimentos. Enfim, claro que somos feitos de tempo tudo que ocorreu no passado nos ajudou a ser o que somos hoje e o que fazemos hoje determina o nosso futuro aprendemos e nos aprimoramos com as nossas experiências, sobretudo afirmar que somos feitos de tempo quer dizer que somos seres históricos é formado pela herança cultural quenossos antepassados nos deixaram a partir de então construímos nossos projetos e adequamos os conceitos que nos foi passado ao nosso tempo atual, porque a partir de nossas ações é representado o que somos de forma única original.





Etapa dois

Título: A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL – A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA.

Redigir um texto...
tracking img