ATPS DE GEST O DE DESEMPENHO 13092014

3537 palavras 15 páginas
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
CST em Recursos Humanos
4ª Série
Gestão de Desempenho

PASSO 01
- Gestão por competências
E um sistema de gestão desenvolvido no sentido de identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno à um negócio, identificando os pontos de excelência e fortaleza e as oportunidades de melhoria, suprindo lacunas e agregando conhecimento. Um modelo de gestão de competência sempre terá um viés conceitual e deveras de difícil mensuração, mas o quão mais for possível medir esses perfis, melhor será o conduzir desse gerenciamento.
Gestão por Competências é composta por alguns subsistemas, como: mapeamento e descrição de competências; mensuração de competências; remuneração por competências; seleção por competências; desenvolvimento de competências; avaliação de desempenho por competências; plano de desenvolvimento por competências.
O que é competência
A definição de competência está baseada no CHA, que são os conhecimentos (C) e as habilidades (H), competências técnicas, e as atitudes (A), competências comportamentais, que uma pessoa possui.2 O conhecimento tem relação com a formação acadêmica, o conhecimento teórico. A habilidade está ligada ao prático, a vivência e ao domínio do conhecimento. Já a atitude representa as emoções, os valores e sentimentos das pessoas, isto é, o comportamento humano.
O que é a Gestão por Competências
A gestão por competências representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias para alcançar seus objetivos.3
A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma

Relacionados