ATPS De Fundamentos Filos Ficos Da Educa O Elementos Filos Ficos Que Permeiam A Educa O Brasileira

3001 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

ELEMENTOS FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Filosóficos da Educação”, sob orientação da professora-tutora a distância Renata Manfrin Schmidt.

Setembro / 2012
INTRODUÇÃO

A primeira coisa óbvia é que a filosofia é um conjunto de problemas, teorias e argumentos; ensinar filosofia é ensinar estes. Não podemos limitar ao "saber que", temos que ter também em vista o "saber como". É preciso compreender os problemas, teorias e argumentos da filosofia, tal como surgem ao longo da história da disciplina, mas também saber como discuti-los. Para Desidério Murcho, há dificuldades para implantar a Filosofia no Currículo escolar devido a mesma não ter um resultado concreto sobre as perguntas feitas. A maioria dos problemas centrais da filosofia continua em aberto. Segundo Bourdieu, a sociologia é um esporte de combate e não uma ferramenta para validar as decisões da elite dominante. As pessoas precisariam da sociologia para entender as origens das dissimetrias, das violências simbólicas, e reagir, buscando uma saída para o fatalismo econômico da ideologia hegemônica atual.
Crianças da Rede Pública vão para a escola aprender ações culturais, educação básica, moralização elementar, hábitos de higiene e saúde, e acima de tudo dedicação e afeição ao trabalho. Enquanto os alunos das escolas particulares têm um saber sistematizado que lhes garanta a dominação, prevalecendo assim a estrutura da sociedade, dividida em classe.

A Natureza da Filosofia e o seu Ensino, segundo Desidério Murcho.

Neste artigo “A Natureza da Filosofia e seu Ensino”, defendem-se duas ideias principais:
Compreender a natureza aberta e especulativa da filosofia é uma condição necessária.
Compreensão fecunda do ensino da filosofia; é

Relacionados