Atps de fundamentos 4° periodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO TERESINA – PIAUÍ
CURSO: SERVIÇO SOCIAL - 4ª SEMESTRE
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICO
DO SERVIÇO SOCIAL II

COMPONENTES

RA:346053 – Conceição de Maria Carneiro de Sousa
RA: 334721 – Eleonice de Oliveira Silva
RA: 335450 – Maria José Gomes da Silva
RA: 345991 – Josana Gusmão da Silva


ATUAÇÃO DO ASSISTENTESOCIAL NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

TUTOR EAD – Mª EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA

20 de novembro de 2012, Teresina – PI

INTRODUÇÃO
Este trabalho teve como objetivo de esclarecer os perfis pedagógicos da prática do assistente social, tendo uma visão das áreas do mercado de trabalho e os desafios encontrados na profissão, assim como suas condições nos mais diversos setores e a identificação da relação doserviço social com a filantropia e assistencialismo.
O Serviço Social é ma profissão que se ocupa, com a questão nas relações sociais, em desenvolver ações que tenham como meta restabelecer os vínculos de pertença e evitar a possível exclusão social originária, das situações de vulnerabilidade e conflitos.

O perfil que o Assistente Social possui na atualidade é uma soma das experiências que outrosprofissionais da área observaram ao longo de pouco mais de um século. O serviço social era completamente influenciado pela doutrina social da Igreja católica, e pode-se perceber que outras correntes influenciaram o processo de profissionalização, cujas bases possuem um forte relacionamento com o monopolista, observando os principio da filantropia.
Hoje o Assistente Social modifica a sua forma deatuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocado e a necessidade de responder as exigências e as contradições da sociedade capitalista. Neste universo teórico-ideológico e histórico - políticomolda – se o perfil do assistente social como profissional requisitado para o exercício das funções pedagógicos e intelectual.
A função pedagógica do Assistente Social nos processosde institucionalização do serviço social na Europa e nos Estados Unidos, na primeira metade deste século, vinculado ao processo de organização da cultura dominante, funde-se numa visão psicologista da questão social, reduzidos as suas manifestações individuais. Este entendimento consubstancia a “ajuda” psicossocial individualizada, modalidade interventiva que traduziu a expressão mais elaborada daprática do assistente social na referida fase do desenvolvimento pelo o assistente social no contexto do processo de “ajuda” se sobrepõe as funções da administração da mesma ajuda, refletindo o movimento da reprodução do material e subjetivo do trabalho nos limites dados pela acumulação do capital.
A profissão de Assistente Social exige conhecimento em varias áreas das ciências sociais sobre tudoquando se deseja implantar programas e politicas sociais nas empresas. A bagagem para contornar os mais diversos problemas vem de currículos que contempla varias áreas do conhecimento, além de disciplina básica, como filosofia, psicologia, sociologia, direito e legislação social. Quem escolhe essa carreira deve esta preparada para encarar a dura realidade de uns pais com tanta desigualdadesociais como e as nossas crianças abandonadas, mendigos aos relentos, doente em busca de um leito hospitalar, idosos na fila da previdência social, consumo de drogas, alcoolismo, a lista dos desafios a enfrentar é enormes. Aplicando seus conhecimentos o assistente social procurar apontar soluções para as mazelas sociais e orientar os cidadãospara seus direitos, isto será feito juntos a outrosprofissionais como: médicos, advogados, psicólogos ou educadores, em ação multidisciplinar, em atividades ligadas a setores como habitação, previdência, saúde e saneamento básico. O Estado é órgão que mais emprega. Os profissionais vão trabalhar em prefeituras, escolas, creches, hospitais, penitenciarias, vara da justiça da criança e da família, além de outros serviços comunitários.
O Serviço Social na...
tracking img